Oficina CEER
 06-10-2010
JARDIM BOTÂNICO DO PORTO “ONLINE”

Na parte ocidental da cidade do Porto, num espaço verde com mais de 4 hectares, ergue-se um lugar universitário com interesse biológico e histórico – o Jardim Botânico do Porto.

Agora, online, é já possível explorar um pouco do que o Jardim nos pode oferecer em http://jardimbotanico.up.pt/ (com alguns sectores ainda em desenvolvimento).

Pode-se começar a visita pela Casa Andresen, outrora sede do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e cujo nome imediatamente se associa a figuras notáveis da literatura portuguesa do século XX: Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.

De seguida, passeando pelos jardins, pode-se mergulhar numa rica variedade de cores e formas que constituem a diversidade de espécies bem patente na flora deste jardim, que no seu conjunto estabelece uma harmonia interessante com a cidade.

O Roseiral, o Jardim dos Jotas e o Jardim do Peixe separados por enormes sebes de Camélias evocam neste lugar inúmeras memórias históricas. Dois lagos, estufas, um jardim de cactos e outras plantas suculentas, árvores centenárias e variadas espécies vegetais raras e/ou exóticas… Mas, este é um dos casos em que o “site” é uma pálida imagem da realidade. O melhor mesmo é vir ao jardim!

O Jardim Botânico do Porto está aberto, nos dias úteis, das 9h00 às 16h00 (entrada livre).

No endereço http://inscricoes.jardimbotanico.up.pt/, é também possível pedir uma visita guiada para grupos escolares ou outros grupos organizados, cuja gestão está ao cuidado da Universidade do Porto.

Estamos à sua espera…

Fonte: http://noticias.up.pt/