Oficina CEER
 02-04-2007
Universidade de Porto entre as mais procuradas na Net

A U.Porto está já entre as 20 universidades europeias com maior visibilidade na Internet.

De acordo com os últimos dados do ranking 4ICU, que avalia a popularidade das universidades com base no número de visitas registadas no site, a U.Porto está entre as mais procuradas. No ranking das 100 universidades europeias ocupa a 20ª posição e no Top das 200 universidades mais procuradas do mundo subiu para o 155º lugar.

O nº20 no "Top 100 universities and colleges in Europe", liderado pela Universidade de Oxford, seguido pela de Cambridge, significa que a U.Porto é a Universidade portuguesa mais bem posicionada, já que do ranking consta apenas mais uma instituição portuguesa, a Universidade do Minho, que ocupa o 84º lugar.

No "Top 200 Colleges and universities worldwide ranked by web popularity" a única Universidade portuguesa presente é a do Porto, no 155º lugar. A liderar este Top 200 das universidades do mundo com maior visibilidade e presença na Internet estão o Massachusetts Institute of Technology (MIT), seguido pela Universidade de Stanford, pela da California (Berkeley), pelo Texas at Austin e, em 5º lugar, está a Universidade de Harvard.

Já de acordo com o Webometrics, o ranking que avalia a quantidade e qualidade dos documentos colocados na Internet, do Top das 500 universidades europeias, o site da Universidade do Porto surge em 93º lugar. De resto, é a única universidade portuguesa presente entre as 100 primeiras. Das 3.000 universidades seleccionadas a nível mundial, no Webometrics, a U.Porto ocupa agora o 264º lugar.

A Universidade do Porto continua, assim, a ser a instituição de ensino superior portuguesa melhor classificada nos dois rankings internacionais que avaliam a presença destas instituições na Internet. AS/REIT.