Oficina CEER
 10-11-2010
GATIUP (Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação da Universidade do Porto) AVANÇA COM PARCERIA INTERNACIONAL INOVADORA

O significativo aumento das gravações de aulas no ensino superior tem criado fortes expectativas para um repositório global de vídeos académicos que sirva de plataforma de conhecimento para todos. No entanto, muitos vídeos acabam por ficar restringidos às plataformas de e-learning ou confinados a repositórios locais. São várias as razões para isso: razões legais, políticas institucionais, ansiedades individuais sobre questões de autoria, inadequações técnicas e metadata insuficiente. No entanto, alguns actores de mercado como a Apple (iTunesU) ou a Google (YouTubeEDU) têm demonstrado a viabilidade de uma partilha universal do vídeo académico.

Consciente dessa realidade o Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação da Universidade do Porto (GATIUP) juntou-se à TF-Media, uma task-force internacional criada sob os auspícios da TERENA, que promove o debate entre as várias NREN`s (National Research and Educations Networks) europeias e várias instituições de ensino superior sobre todos os aspectos relacionados com a temática da gravação de aulas, o seu arquivamento e distribuição, a preocupação com várias questões como a qualidade, a pesquisa, as políticas de direitos de autor, etc.

Nos passados dias 6, 7 e 8 de Outubro, realizou-se o 3º encontro desta task-force em Trondheim (Noruega) onde se desenvolveu um especial debate sobre as questões relacionadas com os conteúdos vídeo em contextos educativos, repositórios e distribuição deste género de serviços nas universidades.

Desde o segundo encontro desta task-force internacional que o GATIUP procurou desenvolver um intenso trabalho de investigação e estabelecimento de sinergias com vista à implementação prática de uma solução que servisse a comunidade académica da U.Porto. E foi assim que o GATIUP conseguiu avançar com aquele que é o primeiro e único projecto de parceria internacional que nasceu no âmbito desta task-force. Procurando desenvolver sinergias nacionais e internacionais, o GATIUP, com o apoio da NREN portuguesa (FCCN) e da NREN Suiça (SWITCH), avançou para a utilização de uma plataforma inovadora de produção, edição e disponibilização de conteúdos vídeo. Ainda numa fase de experimentação, o GATIUP está já a trabalhar no terreno junto de alguns docentes e outros utilizadores que habitualmente utilizam ferramentas de e-learning no apoio ao processo pedagógico de modo a avaliar a percepção da comunidade académica da U.Porto relativamente a esta plataforma inovadora.

Juntamente com este 3º encontro da TF-Media Task Force, o GATIUP participou também no UNINETT Lecture Recording Workshop organizado pela NREN norueguesa (UNINETT) e pela TERENA nos passados dias 6 e 7 de Outubro.

Fonte: http://noticias.up.pt