Oficina CEER
 07-12-2010
VIAGENS EM DESTAQUE NAS VII JORNADAS DE GEOGRAFIA E PLANEAMENTO NA UMINHO

O Departamento de Geografia da Universidade do Minho e a GeoplanUM (Associação dos Estudantes de Geografia e Planeamento da UMinho) organizam, até dia 17 Dezembro, a VII Jornadas de Geografia e Planeamento, que terá lugar no Campus de Azurém, em Guimarães.

Subordinado ao tema “Viagens e Viajantes”, as jornadas integram uma série de actividades. A iniciativa inclui também o Ciclo de Cinema que vai exibir, no Cineclube de Guimarães, pelas 21h45, os filmes "The Darjeeling Limited" (dia 2), "Mickybo and Me" (dia 6) e "O Lado Selvagem" (dia15).

A conferência “Viagens e Viajantes” está marcada para dia 17, pelas 9h30, no Campus de Azurém, e reúne investigadores nacionais e internacionais que vão apresentar comunicações em português ou inglês. A sessão de abertura conta com a presença de Paulo Nossa, director do Departamento de Geografia da UMinho, e Manuela Laranjeira, que assume a direcção do 1º ciclo do mesmo curso.

Das 11h30 às 16:45, decorrem três sessões distintas, com painéis a decorrer simultaneamente. “Turismo e Mobilidade”, “Travel experiences and geographical writing”, “Turismo, Política e Produção de Espaço”, “Viagens e Geopolítica” e “Culturas de Viagem e Educação” são alguns dos temas desenvolvidos. A iniciativa encerra com o balanço de Miguel Bandeira, presidente do Instituto de Ciências Sociais, Mónica Santos, presidente da GeoplanUM, e João Sarmento, da organização.

A iniciativa conta com o apoio dos Serviços de Documentação da UMinho, do Cineclube de Guimarães, do projecto Terra de Ninguém, da FCT (Fundação de Ciências e Tecnologia) e do pelouro da Cultura da Câmara de Guimarães.

Fonte: http://umonline.uminho.pt/