Oficina CEER
 17-12-2010
VOLUNTARIADO U.PORTO: MAIS DE 700 A AJUDAR

Ajudar crianças com dificuldades escolares, apoiar a organização de uma das maiores competições desportivas universitários jamais realizadas em Portugal ou partir para missões humanitárias em países de África. Ao longo de 2010, estes foram alguns dos desafios vividos pelas 707 pessoas que estiveram envolvidas nas acções dinamizadas pelas diferentes estruturas e grupos de voluntariado da Universidade do Porto.

Dos dados agora disponíveis no Relatório “2010: Um Ano de Voluntariado na U.Porto” (ver relatório completo: http://noticias.up.pt/img_upload/dossier_voluntariado_na_uporto_2010.pdf), começa por se destacar a forte adesão às actividades promovidas directamente pela Universidade, através da sua Comissão de Voluntariado. É o caso das 174 pessoas que integraram a organização do IV Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens 2010, actividade que envolveu o maior números de voluntários em 2010. A estas juntam-se as dezenas de voluntários que integraram iniciativas tão diversas como o Voluntariado Estudantil Tutorial (68) ou que se disponibilizaram para apoiar as iniciativas dos Museus da U.Porto (30).

Igualmente relevante foi o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelas várias estruturas de voluntariado que actuam directamente nas faculdades, envolvendo cerca de 125 estudantes. A esse nível, 2010 marcou por exemplo o nascimento do G.I.V.E. – Grupo de Intervenção, Voluntariado e Envolvimento - uma estrutura com fins não lucrativos enquadrada na FPCEUP e que procura envolver estudantes, docentes e funcionários na cooperação com diferentes comunida¬des e contextos.

Nota ainda para os mais de 300 voluntários envolvidos em acções patrocinadas por outros grupos e associações que actuam no universo da Universidade. Entre os mais de 300 voluntários envolvidos nestes projectos. É o caso do G.A.S.Porto - Grupo de Acção Social do Porto, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (O.N.G.D.) que mobiliza 120 voluntários - desde jovens universitários a pessoas em actividade profissional - em 11 acções nacionais e 3 missões internacionais nas mais variadas áreas de actuação.

Os números agora conhecidos acabam por traduzir a forte aposta que a Universidade vem vincando nos últimos anos ao nível da promoção do Voluntariado junto da comunidade académica. Foi nesse âmbito que nasceu, em 2009, a Comissão de Voluntariado, estrutura que tem como missão a promoção da participação dos membros da comunidade académica, especialmente dos estudantes, em acções concretas de voluntariado – social, cultural, humanitário, educativo -, reconhecendo assim o papel formativo do voluntariado para o exercício consciente da cidadania e da solidariedade social.

Nesse sentido, 2010 foi um ano pródigo em eventos de promoção do Voluntariado. Destaque-se, a esse nível, a realização do I Dia do Voluntário da Universidade do Porto e do Concurso para o primeiro logótipo do Voluntariado da Universidade do Porto. O ano que está agora prestes a terminar marcou ainda a inclusão das actividades de voluntariado num suplemento ao diploma dos estudantes da Universidade.

Conheça melhor e saiba como participar nos projectos de Voluntariado na U.Porto aqui: https://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?p_pagina=1004175

Fonte: http://noticias.up.pt