Oficina CEER
 04-04-2011
PROJECTO PLAYER NASCIDO NA UTAD RECEBEU MAIS DE 2.600 IDEIAS DE NEGÓCIO

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através do seu Departamento de Engenharias, desenvolveu a tecnologia do Projecto PLAYER, um concurso de ideias de negócio à escala europeia, que registou mais de 2.600 propostas oriundas de 27 países.

Inspirado no mundo dos negócios, e seguindo o lema “o mundo dos negócios não é para brincadeiras, mas pode passar por um jogo”, o Projecto PLAYER (Play and Learn As a Young European entrepreneuR), desenvolvido a partir de uma ideia do organismo italiano InnovaBIC e liderado pelo Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI-BIC), foi financiado pela Direcção-Geral das Empresas e Indústria da União Europeia. Entusiasmou muitas centenas de jovens europeus com idades entre os 15 e os 30 anos que participaram através do Facebook, competindo com as suas ideias de negócio on-line.

No passado dia 25 de Março decorreu na Universidade da Beira Interior o Seminário de Encerramento do PLAYER 2011, dividido em três painéis: Empreendedorismo e Criatividade; Empreendedorismo e Inovação Digital; e Sistema Científico e Tecnológico e Empreendedorismo.

Para o final da tarde foi reservada a cerimónia de entrega dos prémios PLAYER. Um projecto italiano de acesso georreferenciado a imagens por telemóvel, apresentado pelo jovem empreendedor Edgardo Loba foi o vencedor. Entre outros premiados de vários países, são de realçar as menções honrosas atribuídas a três jogadores portugueses: Amílcar Baptista (com a ideia “Gate2Tech”); Mário Rui Castro (idéia "TriBioGen”); Vasco Almeida Reis, (ideia “Polycarbonates extrusion profiles”).

Fonte: http://www.utad.pt/