Oficina CEER
 07-04-2011
CONGRESSO INTERNACIONAL DE OPTOMETRIA REÚNE 500 PARTICIPANTES NA UMINHO

A Escola de Ciências da Universidade do Minho organiza este sábado e domingo, dias 9 e 10 de Abril, 8º Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão, a decorrer no anfiteatro A1, no campus de Gualtar, em Braga.

Esta edição destaca-se pelo facto de acolher cinco centenas de profissionais da Optometria e Ciências da Visão, investigadores, membros de empresas patrocinadoras e estudantes. Este número recorde de participantes faz do congresso uma referência de formação e divulgação científica na Península Ibérica. Prevê-se a intervenção de investigadores, provenientes do Canadá, Portugal, Espanha, França e Holanda, e um maior número de comunicações livres.

A iniciativa tem como objectivo discutir várias questões ligadas às áreas da optometria e ciências da visão e adquirir novos conhecimentos. A incorporação dos optometristas no Serviço Nacional de Saúde e o respectivo regulamento profissional, em discussão na Assembleia da República, serão alguns dos tópicos abordados.

A formação ministrada vai receber a Acreditação Científica da Comissão de Formação Contínua de Optometria da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria.

Serão desenvolvidos os painéis “As Ciências da Visão em Portugal - uma perspectiva histórica” (dia 9, às 9h30), por Luís Miguel Bernardo, da Universidade do Porto; “Destaques na Literatura Científica em Ciências da Visão em 2010” (dia 9, às 10h), por José González-Méijome, da UMinho; “Silicone Hidrogel: Como Adaptar a Lente Ideal ao Paciente Certo” (dia 9, às 12h), por Lakshman Subbaraman, da Universidade McMaster (Canadá); “Avanços Tecnológicos das Ajudas para Baixa Visão” (dia 10, às 10h), por Fernando Vargas Martín, da Universidade de Múrcia (Espanha); “Alertas e Motivos de Referência Oftalmológica em Crianças e Adolescentes” (dia 10, às 12h), por Manuel Parafita Mato, da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); “Inovações na Cirurgia da Catarata” (dia 10, às 15h), por Filipe Vieira, do Hospital de Mirandela, entre outros.

Fonte: http://umonline.uminho.pt