Oficina CEER
 07-04-2011
EVENTOS DO PROJECTO «ODISSEIA» APRESENTADOS PUBLICAMENTE

O Teatro Nacional São João, em parceria com o Teatro de Vila Real, o Centro Cultural Vila Flor e o Theatro Circo de Braga, apresentaram ontem os eventos «Odisseia: Portos», «Odisseia: (A)mostra» e «Odisseia: Teatro no Mundo», integrados num projecto maior co-financiado pelo "ON.2 – O Novo Norte" no apoio ao Cluster das Indústrias Criativas.

O destaque do projecto «Odisseia» recai sobretudo na vocação transdisciplinar que o caracteriza, incluindo objectivos nos diferentes domínios da investigação, formação, criação, mediação e apoio à criatividade. Na prática, a iniciativa concretiza-se em três grandes acções com a realização de Laboratórios Criativos (oficinas de criação teatral e laboratórios de fotografia, artes plásticas e vídeo), Residências Criativas (com a permanência por um período de 10 a 12 dias de companhias teatrais internacionais no Porto, Braga, Guimarães e Vila Real) e Showcasing (com um programa intenso de novas produções, centrado em apenas quatro dias).

O carácter inovador do projecto, que liga em rede quatro parceiros culturais portugueses, reflecte-se, ainda, no desenvolvimento de criações em ambiente internacional, com a participação de companhias como o Théâtre de la Ville (Paris), o Napoli Teatro Festival (Itália), o Centre International de Création Théâtrale/Théâtre des Bouffes du Nord (França) e o Ranters Theatre (Austrália). No conjunto, o projecto, avaliado em 1,5 milhões de Euros e apoiado pelo ON.2 em 1 milhão, prevê a realização de 62 espectáculos, 151 eventos culturais e quatro exposições, reunindo cerca de 30 mil espectadores .