Oficina CEER
 15-04-2011
EQUIPA DA UTAD VENCEU CONCURSO NACIONAL DE ROBÓTICA

Com um carro de condução autónoma produzido por alunos.
Dando seguimento aos bons resultados obtidos em concursos nacionais de robótica a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), com a equipa constituída pelo Mestrando em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (EEC) Jonas Teixeira e os Prof.s António Valente e Vítor Filipe com o carro "UTAD McQueen", obteve o primeiro lugar na prova Condução Autónoma - Rookie do Concurso Nacional de Robótica (Robótica 2011, http://robotica2011.ist.utl.pt/) que decorreu durante os dias 7 a 10 de Abril, no Instituto Superior Técnico em Lisboa.

Depois do projecto vencedor dedicado ao concurso Micro Rato (http://microrato.ua.pt/) com quatro participações lideradas por alunos de EEC nos anos 2006, 2008 e 2009. Logo no primeiro ano a UTAD obteve o quarto lugar e uma menção honrosa (Samuel Matos e Ricardo Carvalho), na sua segunda participação com três robôs a UTAD levou para casa os três primeiros lugares (Samuel Matos, 1º lugar, Ricardo Carvalho, 2º lugar e Artur Meireles e Wilson Silva em 3º lugar). Este projecto teve a sua última participação em 2009 onde a UTAD o terceiro lugar (Samuel Matos). Nos anos seguintes o concurso organizado pela Universidade de Aveiro não se voltou a realizar, estando a UTAD-ECT-EEC preparada para entrar na competição assim que se realize o concurso. Com o êxito obtido em 2008 a coordenação de EEC com a contribuição do Grupo de Robótica (grupo de alunos de actividades extra-curricular do Núcleo de Estudantes de EEC - NEUTAD) decidiu abraçar um novo projecto a quatro anos para participar num concurso mais exigente, a condução autónoma. Esta prova é a segunda prova em termos de exigência, só superada pela prova rainha a liga Infaimon Futebol Robótico Médio.

O projecto previa, desde o seu início em 2008, a participação na prova condução autónoma do concurso nacional de robótica no terceiro ano do projecto de modo a aferir o estado de desenvolvimento do projecto. Com a introdução este ano de uma classe para principiantes dentro da prova de condução autónoma foi decidido participar nessa classe devido à fase actual do projecto. E os resultados foram bastantes animadores com a obtenção do primeiro lugar nessa classe e do melhor tempo na primeira manga de entre todas as equipas participantes, incluindo as equipas da competição Challange. Esta manga, que consistia em duas voltas à pista no menor tempo possível e com o menor número de penalizações, era comum às duas classes. Na segunda manga, a eliminar à melhor de três e no modo perseguição, a equipa da UTAD venceu a semi-final e a final ambas por 2-0 conseguindo sempre apanhar o adversário antes da conclusão da prova (duas voltas à pista).

Mais informação sobre o evento pode ser vista em: http://www.avalente.utad.pt/index.php?op=5