A Comissão Europeia vai usar e adaptar o portal do projecto Equipe/Equipe Plus como um exemplo de ferramentas baseadas na Web para garantia da qualidade na Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV).
A convite da Comissão Europeia, reuniu-se em Bruxelas um grupo de peritos num seminário sobre o programa Grundtvig (que envolve formas de educação para adultos), no qual se inserem os projectos Equipe e Equipe Plus. Uma organização externa (WoSCP) inspeccionou todos os projectos e escolheu cem, de entre os 2002 e 2007. Foi elaborado um compêndio com cem projectos de grande qualidade, dos quais foram seleccionados os cinquenta melhores em termos de resultados. O binómio dos projectos Equipe e Equipe Plus foi incluído nesta lista e a ferramenta criada para avaliação da qualidade da ALV foi considerada relevante.
A Universidade do Porto coordenou o projecto Equipe e participou na sua continuação, projecto que recebeu a designação de Equipe Plus. O projecto Equipe (equipe.up.pt) decorreu entre 2002 e 2005 e destinou-se investigar modelos de qualidade na ALV. Criaram-se várias ferramentas que abrangem uma base de dados de peritos em ALV, modelos de qualidade de ALV, casos de estudo, artigos relacionados com ALV e ferramentas de consultoria em ALV. Tratou-se de um projecto elaborado por trinta e duas universidades Europeias e que deu origem a várias publicações. A equipa da U.Porto era constítuida pelo professor Alfredo Soeiro (FEUP), e por Isabel Martins e Teresa Correia (autora do portal) do GATIUP.
No projecto Equipe Plus, coordenado pela EUCEN (European Universities Continuing Education Network), de 2005 a 2007, fez-se a continuação do projecto Equipe e desenvolveram-se relatórios nacionais, indicadores de ALV e identificaram-se recursos sobre qualidade da ALV.
A Comissão Europeia - DGEAC (Directorate-General for Education and Culture) - irá adaptar o portal do projecto Equipe/Equipe Plus como um exemplo de ferramentas baseadas na Web para garantia da qualidade na ALV em colaboração com EUCEN e com os autores dos portais.
O programa Grundtvig pretende responder ao desafio que o envelhecimento da população europeia representa no domínio da educação e oferecer aos adultos percursos com vista à melhoria dos seus conhecimentos e competências. Pertencem a este programa os projectos Equipe e Equipe Plus, e foi feita uma análise dos projectos ocorridos. AS / FEUP + AS / REIT.
Fonte: http://noticias.up.pt/