Equipa vencedora vai representar Portugal na Lituânia, nas Olimpíadas Europeias de Ciência.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi palco da 4ª Final Nacional da Olimpíadas de Química Júnior que reuniu 19 equipas dos 8º e 9 anos de escolas de norte a sul do país que tinham sido apuradas nas semifinais previamente realizadas em 10 Universidades portuguesas.
Esta iniciativa, que decorre sob a égide da Sociedade Portuguesa de Química, tem como principais objectivos a dinamização do estudo e do ensino da Química no Ensino Básico, a aproximação com as Instituições de Ensino Superior, bem como despertar o interesse pela Química e cativar vocações entre os estudantes. A final aconteceu no passado dia 7 de Maio e foi disputada com enorme boa disposição e espírito competitivo saudável por parte dos alunos, enfim, uma verdadeira “Festa da Química”. As provas realizadas pelos alunos consistiram não só na resolução de questões teóricas, charadas e adivinhas, como também na resolução de questões baseadas na realização de experiências, o que muito entusiasmou os alunos participantes.
O primeiro lugar foi conquistado pela equipa "Salesianos A", constituída pelos alunos Afonso Tinoco, Bruno Oliveira e Diogo Dias, da Escola Técnica e Liceal Salesiana de Sto. António, Estoril, orientada pela Prof. Rita Silva. Nos 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, a equipa "Os Isótopos", constituída pelos alunos Jorge Ribeiro, Marcelo Oliveira e Joana Queirós, da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos D. Manuel de Faria e Sousa, Felgueiras, orientada pelo Prof. Luís Miguel Martins, e a equipa “Triatómica”, constituída pelos alunos Ana Ferreira, Ana Martinho e Nuno Silva, da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Caldas das Taipas, orientada pela Prof. Isabel Monteiro.
A equipa vencedora irá no próximo ano à Lituânia representar Portugal nas Olimpíadas Europeias de Ciência.
Paralelamente às provas, decorreu o 2º Workshop de Gastronomia Molecular, intitulado “Os cinco sabores da Química,” no qual participaram os professores acompanhantes das equipas participantes das Olimpíadas e no decorrer do qual tiveram a oportunidade de degustar diversas iguarias que resultam da combinação do know how dos cozinheiros com o know why dos cientistas. A tarde também foi animada com a palestra experimental “O Gelado Químico”.
Esta iniciativa, que envolveu todo o Departamento de Química, contou com o apoio da Reitoria da UTAD, da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente e do Centro de Química- Vila Real e, ainda, com o patrocínio de diversas empresas da Região.
Fonte: http://www.utad.pt