Oficina CEER
 10-09-2007
Na Uporto arranca a auto-avaliação das faculdades

É já na próxima 2ª feira, dia 10 de Setembro. Quando forem cinco da tarde, reunem-se, no Salão Nobre da Reitoria, os docentes, não docentes e alunos que fazem parte de todas as Comissões de Avaliação Institucional (uma por cada faculdade) da Universidade. Caberá ao Reitor, José Marques dos Santos, presidir à sessão de arranque dos trabalhos que se irão prolongar até Maio do próximo ano.

De acordo com o pró-reitor José Sarsfield Cabral "a avaliação institucional da U.Porto baseia-se no princípio da auditoria académica e foca-se nos processos que, presumivelmente, produzem, asseguram e melhoram a qualidade".

Tendo os objectivos estratégicos da Universidade como pano de fundo, em cima da mesa estarão os processos de auto-avaliação, de decisão, de planeamento, de monitorização, de melhoria, a estrutura e os objectivos de cada faculdade, assim como a eficácia e relevância (por grau) destes processos nos respectivos mecanismos de funcionamento.

Para além da auto-avaliação o processo inclui uma avaliação externa (inter-faculdades), sendo que, acrescenta o pró-reitor, "um dos principais objectivos é melhorar as metodologias e os procedimentos de garantia da qualidade em prática nas faculdades da U.Porto".

Exercitado o processo de auto-avaliação, cada faculdade irá produzir (e enviar para o Serviço de Melhoria Contínua da U.Porto até final de Dezembro) um relatório com um plano de melhoria que será analisado por outra faculdade. A avaliação externa começa a 11 de Janeiro do próximo ano e as faculdades têm até final de Fevereiro para enviar para o Serviço de Melhoria Contínua o relatório dessas avaliações.

O processo termina a 16 de Maio de 2008 com a elaboração do relatório final de avaliação institucional da U. Porto, integrando os resultados de todas as Faculdades.

Este exercício, que se realizará com uma periodicidade de três ou de quatro anos, é uma oportunidade para rever processos e mecanismos de prestação de serviços com qualidade, mas também para promover internamente a reflexão e a troca de ideias, tal como se pretende com o Debate sobre os novos estatutos da U.Porto marcado para 3 de Outubro, às 15 horas, no auditório da FPCEUP.

Para ajudar à reflexão lançaram-se tópicos sobre a estrutura organizativa e a governação da U.Porto e sobre o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. Já se encontra também disponível o fórum "Para uma Nova Organização e Governação da U.Porto", aberto a toda a comunidade académica. AS / REIT