Oficina CEER
 14-05-2012
ESTUDANTE DA FEP INOVA COM IDEIA DE RECICLAGEM

José Pedro Parreira da Silva tem 20 anos, estuda no segundo ano de Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), e com uma simples ideia ganhou o primeiro prémio do concurso Negócios Sociais da ShARE-UP. Na prática, o conceito baseia-se em remunerar os particulares que separem e entreguem o lixo reciclável.

“Separar para Ganhar, do Plano à Prática” é o nome do projeto, que alia a componente social à geração de receitas e lucros. Assim, as escolas, associações e outras entidades coletiva, poderiam receber determinado valor monetário por separar o lixo e entrega-lo à empresa idealizada por José Pedro. Deste modo, ao haver um incentivo monetário, o incremento da separação dos resíduos seria muito maior, e benéfico a vários níveis.

Antes de apresentar a ideia, o estudante elaborou uma análise económica do negócio e calculou a validade das suas conclusões. De sete projetos concorrentes, três foram apurados para a final, tendo o prémio de 300 euros sido entregue a José Pedro Silva por unanimidade do júri, composto por dois docentes da FEP, membros da ShARE-UP, um jornalista do Diário Económico e um representante da Sonae.

A ShARE-UP insere-se na ShARE, uma organização internacional sem fins lucrativos cujo propósito é a discussão da economia global e a identificação de talentos de empreendedorismo social, que agrega atualmente mais de 500 estudantes em 14 países diferentes. O núcleo português da organização encontra-se sediado na FEP. Quanto ao concurso Negócios Sociais será para repetir, dado o sucesso desta edição.

Fonte: noticias.up.pt