José Pedro Parreira da Silva tem 20 anos, estuda no segundo ano de Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), e com uma simples ideia ganhou o primeiro prémio do concurso Negócios Sociais da ShARE-UP. Na prática, o conceito baseia-se em remunerar os particulares que separem e entreguem o lixo reciclável.
“Separar para Ganhar, do Plano à Prática” é o nome do projeto, que alia a componente social à geração de receitas e lucros. Assim, as escolas, associações e outras entidades coletiva, poderiam receber determinado valor monetário por separar o lixo e entrega-lo à empresa idealizada por José Pedro. Deste modo, ao haver um incentivo monetário, o incremento da separação dos resíduos seria muito maior, e benéfico a vários níveis.
Antes de apresentar a ideia, o estudante elaborou uma análise económica do negócio e calculou a validade das suas conclusões. De sete projetos concorrentes, três foram apurados para a final, tendo o prémio de 300 euros sido entregue a José Pedro Silva por unanimidade do júri, composto por dois docentes da FEP, membros da ShARE-UP, um jornalista do Diário Económico e um representante da Sonae.
A ShARE-UP insere-se na ShARE, uma organização internacional sem fins lucrativos cujo propósito é a discussão da economia global e a identificação de talentos de empreendedorismo social, que agrega atualmente mais de 500 estudantes em 14 países diferentes. O núcleo português da organização encontra-se sediado na FEP. Quanto ao concurso Negócios Sociais será para repetir, dado o sucesso desta edição.
Fonte: noticias.up.pt