Oficina CEER
 01-10-2007
Jovens de todo o Mundo a caminho do YES Meeting

O Young European Scientist Meeting (YES Meeting 07) arranca já no próximo dia 27 (quinta-feira), em Vila Nova de Gaia, estendendo-se até dia 29 (sábado).

O Comité de Organização do YES Meeting, composto por um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), aguarda mais de três centenas de jovens cientistas e estudantes de Medicina, Enfermagem, Engenharia Biomecânica, Farmácia e Bioquímica, de vários pontos do Globo. Segundo os últimos dados disponibilizados pela equipa do YES 07, há inscrições provenientes de locais tão diversos como a Arménia, Brasil, Gana, Holanda, Inglaterra, Itália, Lituânia, Nigéria, Polónia, Rússia, Sudão, Turquia, etc.

Este evento científico, sem par em Portugal, tem como objectivo proporcionar aos investigadores mais jovens a possibilidade de apresentarem os seus trabalhos perante uma plateia internacional e sujeitarem os resultados das suas investigações à apreciação de um painel científico de reconhecido valor.

O YES possui ainda um programa com várias conferências e workshops sobre temas relacionados com Dor, Oncologia, Doenças Cardiovasculares e Imunomodulação/Alergia. Entre os profissionais convidados para presidir as sessões formativas, estão vários investigadores de prestígio internacional, sendo de destacar a presença no YES de Curtis Triplitt (University of Texas, Health Science Center at San Antonio), Tiago Outeiro (Harvard Medical School) e Sobrinho Simões (FMUP e IPATIMUP). O congresso conta ainda com as participações especiais de Daniel Serrão (Comité Director da Ética) e João Lobo Antunes (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).

A somar a um programa científico de qualidade, o II YES Meeting oferece aos estudantes a possibilidade de participarem em actividades lúdicas e socio-culturais, estando já prevista a realização de uma visita guiada à cidade do Porto; a organização de uma noite de jazz (Researcher’s Night), na qual os cientistas mais novos poderão confraternizar informalmente com os cientistas sénior e a realização de um jantar de gala, que servirá de mote para a atribuição de prémios (num total de 8.000 euros) aos autores dos melhores trabalhos.

Note-se que, na edição anterior, o YES surpreendeu a comunidade académica ao reunir na cidade do Porto quase 300 estudantes de 20 nacionalidades diferentes. Este ano, o Comité de Organização do YES quer ir mais longe, angariando participantes dos cinco continentes.

As inscrições mantêm-se abertas até dia 26 de Setembro (número de vagas limitado). OM/FMUP

http://www.yesmeeting.org/