Ricardo Zambujal Ferreira, estudante do 2º ano do mestrado em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), publicou recentemente um artigo na prestigiada revista norte-americana Physical Review D onde analisa a possibilidade de criação de máquinas do tempo. O artigo resulta da investigação desenvolvida para a dissertação do mestrado onde, sob orientação de Orfeu Bertolami, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP, Ricardo Ferreira estuda uma teoria alternativa da gravitação com um acoplamento não mínimo entre a matéria e a curvatura do espaço-tempo.
Um dos objetivos do estudante passa por investigar a possibilidade de criação de máquinas do tempo no contexto desta teoria. Uma máquina do tempo é algo que, tal como o nome indica, nos permite viajar no tempo. Para a Física, e muito por culpa de Einstein, o tempo e espaço estão agregados naquilo a que chamamos o Espaço-tempo. As equações de Einstein dizem-nos qual é a geometria desse espaço e como ele é afetado pela matéria.
Segundo Ricardo Ferreira, a teoria que inspirou o seu trabalho " introduz algumas mudanças à teoria da relatividade geral de Einstein, nomeadamente na interação entre a matéria e a curvatura do espaço-tempo. No contexto desta teoria mostrou-se ser possível simular alguns comportamentos dos misteriosos constituintes dominantes do nosso Universo: a matéria negra e a energia escura."
No artigo foi encontrada uma solução no contexto desta teoria modificada da gravitação, onde um hipotético viajante, ao fazer um determinado percurso, consegue chegar a um ponto do espaço-tempo que corresponde ao seu "passado" ou "futuro". Surpreendentemente tal é conseguido utilizando unicamente matéria dita convencional, ou seja, com "algo do nosso dia-a-dia."
O estudante de Física refere "que é necessário primeiro comprovar que esta teoria alternativa da gravitação é a correta". "Não sei se algum dia será possível viajar no tempo ou se será verdadeiramente uma utopia. No entanto, este é um resultado teórico importante já que mostra que nesta teoria é à partida possível construir uma máquina do tempo", remata.
Fonte: noticias.up.pt