Oficina CEER
 21-05-2012
UMINHO ABRE CANDIDATURAS AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

A Universidade do Minho abre na próxima segunda-feira, 21 de maio, as candidaturas aos mestrados nas áreas de Ciências, Ciências Sociais, Engenharia e Letras e Ciências Humanas. Esta primeira fase finda a 15 de junho, salvo nas Ciências, que é três dias antes. Para os mestrados da Escola de Economia e Gestão a fase (única) decorre de 28 de maio a 29 de junho e para os de Direito de 27 a 31 de agosto. Já as candidaturas aos mestrados em Educação são de 4 a 19 de junho (de natureza académica), 1 a 20 de julho (de ensino) e 21 de agosto a 11 de setembro (profissionalizantes).

Poderá existir uma segunda e uma terceira fase de candidaturas, se houver vagas sobrantes. Nas Ciências da Saúde, por exemplo, a segunda e última fase está marcada entre 15 de junho e 15 de julho. Na maioria dos mestrados da UMinho a segunda fase está prevista de 21 de agosto a 11 de setembro. Já às candidaturas aos doutoramentos e às especializações e pós-licenciaturas de Enfermagem têm prazos próprios e não são efetuadas online através do Portal Académico, recomendando-se para tal a consulta do site de cada Escola/Instituto da UMinho.

As candidaturas aos mestrados vão ser realizadas por via do Portal Académico, em http://alunos.uminho.pt. Os interessados devem submeter o pedido, imprimir o formulário respectivo e entregá-lo, ou enviá-lo por correio, dentro dos prazos estabelecidos, para a Escola/Instituto a que pertence o curso ou cursos a que se candidatam. Deve-se entregar com o processo a fotocópia do bilhete de identidade ou outro documento de identificação; a fotocópia do cartão de contribuinte (só para candidatos nacionais); a fotocópia do certificado de habilitações, discriminando as unidades curriculares realizadas e respetiva classificação final; o curriculum vitae detalhado; outros elementos solicitados no Edital ou que os candidatos entendam como relevantes; e o comprovativo do

pagamento electrónico da candidatura no valor de 25 euros. 180 cursos de mestrado e doutoramento ao dispor.

A academia minhota possui 48 licenciaturas e 13 mestrados integrados, cerca de 138 mestrados e 45 doutoramentos, para além de uma diversidade de cursos de formação especializada e de estudos avançados. A UMinho tem 18.819 estudantes, sendo 7484 de licenciatura, 4828 de mestrado integrado, 4548 de mestrado e 1959 de doutoramento. A Reitoria considera que o aumento do número de cursos, especialmente no horário pós-laboral, e a diversificação dos seus formatos traduzem uma oferta diversificada, flexível e adequada aos diferentes perfis de formação dos alunos que procuram a UMinho para prosseguir os estudos, completar a formação, especializar-se ou redefinir o perfil de competências.

A Reitoria considera que a oferta educativa abrange áreas de conhecimento consolidadas e inovadoras, suportadas numa sólida política de qualidade do ensino e da investigação, em estreita articulação com as solicitações sociais e do mercado de trabalho, bem como com uma forte cooperação internacional e o consequente reconhecimento externo. A qualidade da instituição foi avaliada recentemente pela European University Association (EUA), que concluiu que “a Universidade do Minho constitui uma referência de ensino e aprendizagem de elevada qualidade, não apenas para as universidades portuguesas, mas também europeias e mundiais”.

O site oficial é www.uminho.pt.