UMinho junta especialistas para discutir 25 anos da economia portuguesa.
O Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho (NIPE), em colaboração com o Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto, o Grupo de Estudos Monetários e Financeiros da Universidade de Coimbra e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, organiza, nos dias 4 e 5 de julho a conferência “1986-2010: A Economia Portuguesa na União Europeia". Realizando-se na Fundação de Serralves, na cidade do Porto, o colóquio discutirá as transformações da economia portuguesa nos 25 anos de integração europeia, assim como as suas causas e possíveis consequências futuras.
Nesta conferência serão discutidos tópicos de oportuna pertinência, como Instituições e Competitividade, Políticas Sociais, Capital Humano, Economia Portuguesa no Mundo, Cidades e Ambiente, Desempenho Macroeconómico e Os Próximos 25 anos. A iniciativa reúne investigadores de sete universidades portuguesas, contando também com a participação de portugueses em universidades de fora do país.
Secretário de Estado do Emprego no encerramento.
Como convidados estarão presentes Luís Braga da Cruz (ex-ministro da Economia), Manuela Arcanjo (ex-ministra da Saúde), João Ferrão (ex-secretário de Estado do Ordenamento do Território), Ricardo Reis (Universidade de Columbia, EUA), Rui Ramos (historiador) e Pedro Martins (secretário de Estado do Emprego), ao qual cabe a sessão de encerramento, no dia 5, pelas 18h00.
A conferência conta com apoio do Banco de Portugal, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Fundação de Serralves, do Grupo SONAE e do Hotel Porto Palácio. Mais informações em www3.eeg.uminho.pt/economia/nipe/economiaportuguesa.
Cartaz e programa em anexo.
Contactos
Prof. Fernando Alexandre – 253604546, falex@eeg.uminho.pt