Duas comitivas compostas por altos representantes governativos da Alemanha e da China nas áreas do Ensino, da Ciência e da Tecnologia visitaram na semana passada,a Universidade do Porto, com o objetivo de trocar experiências e conhecer o que se faz na maior universidade portuguesa.
A primeira visita decorreu a 25 de junho, integrada no programa da visita oficial a Portugal de Wan Gang, Ministro da Ciência e Ensino Superior, que teve como ponto alto a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os governos de Portugal e da República Popular da China. O objetivo passa por reforçar a cooperação entre os dois países nas áreas da Ciência e Tecnologia.
O encontro, que se realizou à porta fechada, contou com a presença de toda a delegação chinesa e de vários investigadores da U.Porto que puderam assim mostrar o que de melhor se faz em alguns dos mais internacionalmente reconhecidos centros de investigação da universidade. As apresentações focaram áreas identificadas como de potencial cooperação entre os dois países, casos da produção de energia através de fontes renováveis, da construção de redes elétricas inteligentes, das novas aplicações da fibra ótica, da investigação no tratamento do cancro ou do ensino da Língua Portuguesa como segundo idioma.
Em representação da U.Porto estiveram o reitor José Marques dos Santos e os vice-reitores António Marques (Cooperação Internacional) e Jorge Gonçalves (Investigação e Inovação); António Fernando Silva, Sebastião Feyo de Azevedo, Fátima Marinho e Manuel Sobrinho Simões, diretores das faculdades de Ciências, Engenharia, Letras e do IPATIMUP, respetivamente; e os professores José Luís Santos e Maria João Ramos (FCUP), João Peças Lopes, Adélio Mendes e José Palma (FEUP), e Vladimiro Miranda (FEUP e INESC Porto).
Na quinta-feira, dia 28, foi a vez da Comissão de Ensino Superior e Ciência do parlamento da Baviera - o maior estado da República Federal da Alemanha e o segundo mais populoso - visitar a U.Porto para uma série de reuniões de trabalho com membros da Universidade. Após uma visita ao Instituto Fraunhofer Portugal, sedeado no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, a comitiva bábara, liderada por Oliver Jörg, foi recebida pelo Reitor da U.Porto no Círculo Universitário do Porto, palco de uma reunião alargada de trabalho que contou com a presença de outros membros da equipa reitoral e diretores das faculdades da Universidade.
Para além da apresentação da Universidade, a agenda de trabalhos incluiu o uma sessão de apresentação do Sistema de Ensino Superior em Portugal, bem como das atividades/mecanismos de transferência de tecnologia e apoios ao empreendedorismo e criação de empresas/parques ciência e tecnologia promovidas pela U.Porto.
Fonte: noticias.up.pt