Projeto prevê a criação de Centro de Inovação e envolve 15 milhões de euros.
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho apadrinhou esta quarta-feira, dia 4, em Braga, uma parceria entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimedia Portugal S. A., que permitirá a criação de um Centro de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT). O projeto, que prevê um investimento de 15 milhões de euros nos próximos cinco anos, é considerado pelo Governo de interesse estratégico nacional.
A cerimónia da parceria começou às 10h30 nas instalações da Bosch em Braga com uma visita do primeiro-ministro, seguida da assinatura do respetivo protocolo às 11h30, no salão medieval da Reitoria da UMinho, que contará com a presença do reitor António M. Cunha e dos administradores da Bosch Car Multimedia Portugal, Johannes Sommerhäuser e Sven Ost.
O Centro de I&DT utilizará instalações existentes na Bosch e na UMinho, unindo as instituições em atividades de interesse mútuo. Vai permitir a criação de empregos altamente qualificados na região e ainda a promoção da competitividade das instituições a nível internacional, através da oferta de produtos e soluções inovadoras. Prevê-se um impacto económico positivo em setores estratégicos.
A parceria envolverá 90 investigadores e docentes da UMinho, dos quais 30 são bolseiros a contratar. Na Bosch Car Multimedia Portugal verificar-se-á um incremento das atividades de investigação e desenvolvimento, potenciando a cultura de inovação inerente ao Grupo. Nos projetos a desenvolver estão novos dispositivos e controladores eletrónicos, produtos multimédia baseados em ecrãs inteligentes, sensores para sistemas de estabilidade programada, entre outros. O investimento será sobretudo alocado à produção de conhecimento científico e aquisição de novas tecnologias. Pretende-se ainda garantir a atribuição de fundos comunitários para o desenvolvimento dos projetos em questão.
A UMinho e a Bosch consideram que o Centro vai consolidar a atividade industrial de elevado valor acrescentado na região e potenciar o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento para PME’s de base tecnológica. Levará ainda a um reforço da ligação da UMinho ao mundo empresarial, promovendo a sua sustentabilidade e impacto na economia.
Fonte: www.uminho.pt
_____________________________