Oficina CEER
 11-07-2012
PROFESSOR DA UMINHO TESTA BIODIESEL PURO EM VIAGEM INTEROCEÂNICA

Jorge Martins vai comparar biodiesel e gasóleo em diferentes prestações e condições, entre o Brasil e Peru.

O professor Jorge Martins, da Universidade do Minho, inicia esta quinta-feira a travessia interoceânica Brasil-Peru para testar a eficiência da utilização do biodiesel automóvel. A expedição envolve duas pick-ups, uma abastecida com biodiesel puro (B100) e a segunda com gasóleo, para fins comparativos. Os veículos vão percorrer 13.000 km entre os oceanos Atlântico e Pacífico, das cidades de Salvador da Bahia a Ilo, incluindo o regresso.

A I Travessia Interoceânica B100 Brasil-Peru é coordenada pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (Cienam) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Energia e Ambiente. A iniciativa tem apoio da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bioenergia e da Ford. Jorge Martins é docente do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho e está no momento na UFBA a fazer uma investigação sobre o uso do biodiesel, integrada na sua licença sabática.

O B100 é 100% natural e foi produzido na Instalação Piloto de Produção de Biodiesel da UFBA, com óleo vegetal vindo de hospitais, restaurantes e vendedoras de acarajé. Na viagem serão realizados inúmeros testes de emissões de poluentes, além das prestações nas diferentes condições, para poder comparar o comportamento do biodiesel relativamente ao gasóleo. A jornada deve levar 20 dias, com médias diárias de 700 km no Brasil e de 250 km no Peru, devido às estradas e à montanha. O percurso cruza a Amazónia e os Andes, quase a 4000 metros de altitude. Durante a expedição serão colocados dados atualizados via Facebook e blogue.

A travessia interoceânica visa chamar a atenção para o potencial de expansão dos biocombustíveis na matriz energética brasileira através do incentivo a pesquisas neste âmbito, contribuindo para o desenvolvimento de técnicas e tecnologias sustentáveis, eficientes e inovadoras. A UFBA vai criar a BIO10, uma rede sul americana de pesquisa em bioenergia, para acentuar o intercâmbio de cientistas e investigações conjuntas.

Entrevista sobre a viagem na TV Bahia:
http://www.youtube.com/watch?v=5VH6yHpef_g (Jorge Martins citado no minuto 3:36 e 8:49)

Site do projeto em http://travessiab100.blogspot.com.br.

Contactos
Prof. Jorge Martins – 0055 7187301741,
jmartins@dem.uminho.pt

Fonte: www.uminho.pt