Oficina CEER
 16-07-2012
PRIMEIRO MANUAL PORTUGUÊS SOBRE BIOFILMES É LANÇADO AMANHÃ NA UMINHO

Dois investigadores doutorados pela Universidade do Minho lançam esta terça-feira em Braga o primeiro manual em português sobre biofilmes. A obra "Biofilmes - Na saúde, No ambiente, Na indústria" destina-se a estudantes e jovens investigadores de países de Língua Portuguesa e visa despertar vocações de recém-licenciados sobre o mundo tridimensional e complexo das chamadas cidades dos microrganismos. Os autores Nuno Azevedo e Nuno Cerca apresentam o livro às 9h30, no Centro de Engenharia Biológica (CEB) da UMinho, na sessão final do "Breakfast at CEB 2011/12".

Os biofilmes são comunidades de bactérias e fungos (células microbianas) que interagem para melhor aproveitar os contextos. Estas comunidades têm um forte impacto no ambiente e na atividade humana, contribuindo quer para a sustentabilidade ecológica como para disseminar doenças infeciosas ou promover resistências a antibióticos. Biofilmes em dispositivos médicos, na proteção de alimentos, microalgais, em cateteres urinários, em reatores industriais, em condutas de água e até em monumentos são alguns dos exemplos analisados, a par de um extenso índice de microrganismos e um glossário de termos.

As 400 páginas editadas pela Publindústria têm a colaboração de 55 académicos e reúnem o conhecimento das últimas décadas que revolucionou a microbiologia, além de desbravar o futuro. “Apesar das inúmeras publicações em inglês sobre o tema, havia uma ausência quase inexplicável de bibliografia científica e pedagógica em português, que agora tenta-se colmatar”, realçam os autores. Todos os autores abdicam do lucro das vendas do livro em favor da Associação Portuguesa de Fibrose Quística, uma doença grave em que os biofilmes têm um papel essencial.

Nuno F. Azevedo e Nuno Cerca são investigadores do programa governamental "Compromisso com a Ciência" e doutorados pela UMinho em Engenharia Química e Biológica. Nuno Azevedo pesquisa e é docente no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Cofundou a spin-off DNAMiMics (atual Biomode SA), trabalhou na Universidade de Southampton (Reino Unido) e obteve vários prémios de I&D. Nuno Cerca investiga e é docente no CEB-IBB, na UMinho. Passou pelas universidades de Harvard e de Virgínia (EUA), presidiu e é membro da direção da Associação Nacional de Investigadores Científicos e está no Conselho da Escola de Engenharia da UMinho.

Mais informações: http://microbialbiofilms.wordpress.com http://www.engebook.com/2/8243/Biofilmes-Na-Saude-no-Ambiente-na-Industria.

Em anexo segue a capa do livro.

Contactos

Prof. Nuno Cerca - 253604423, nunocerca@ceb.uminho.pt