Oficina CEER
 17-10-2007
Maia, Penafiel e Baião acolhem o primeiro Congresso Internacional sobre Vinho Verde

Por ocasião do 20º aniversário da Confraria do Vinho Verde, a APHVIN/GEHVID - Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho (APHVIN/GEHVID), com sede na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vai realizar o primeiro congresso internacional sobre Vinho Verde, a decorrer nos próximos dias 19, 20 e 21 de Outubro, no Fórum da Maia, com extensões periódicas aos concelhos de Penafiel e Baião.

O I Congresso Internacional “Vinho Verde – História, Sociedade, Economia e Património” resulta de um esforço de organização conjunto da APHVIN/GEHVID e da Confraria do Vinho Verde. Procura constituir-se como um espaço de amplo debate sobre matérias relacionadas com o passado, o presente e o futuro dos Vinhos Verdes, visando atingir um patamar de excelência e de qualidade, de forma a projectar este produto dentro e fora de portas (programa completo segue em anexo).

Tendo presente as raízes milenares da cultura do Vinho Verde e a relativa escassez de estudos sobre este objecto cultural, pretende-se criar um fórum de debate em torno da dimensão histórica, económica e patrimonial deste produto, através da presença de investigadores portugueses e espanhóis, num diálogo que procura projectar internacionalmente esta marca de excelência.

No Fórum da Maia, decorrerá em simultâneo ao congresso a I Mostra de Produtores de Vinho Verde, organizada pela Confraria do Vinho Verde, em que o público é chamado a provar a qualidade dos vinhos produzidos em Quintas e que o visitante terá dificuldade em encontrar nos circuitos de venda global.

Para mais informações, poderá contactar com o professor António Barros Cardoso, coordenador científico do GEHVID, pelos telefones 226077199 ou 226077168.