Oficina CEER
 01-10-2012
TECMINHO ABRE INSCRIÇÕES PARA IDEALAB - LABORATÓRIO DE IDEIAS DE NEGÓCIO

Iniciativa pioneira nas universidades nacionais já apoiou gratuitamente 110 ideias e 256 empreendedores. 8ª edição com inscrições até 12 de outubro.

A TecMinho promove de outubro a fevereiro de 2013 a 8ª edição do IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio, com a parceria do Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho (UMinho). Alunos e diplomados com especial interesse em levar ideias de negócio inovadoras para o mercado podem inscrever-se até 12 de outubro, individualmente ou em grupo (até cinco elementos), em www.tecminho.uminho.pt/empreender/idealab.

Esta iniciativa pioneira no ensino superior nacional já apoiou gratuitamente, desde 2009, o desenvolvimento de 110 ideias de negócio e possibilitou a 256 empreendedores a aquisição de conhecimentos e competências em desenvolvimento dos negócios e criação de empresas, independentemente das suas áreas de formação. No Idealab, radicado no campus de Azurém, Guimarães, pode-se amadurecer o projeto, aceder a postos com Internet ou bases de dados de patentes e estudos de mercado e até ter um espaço para reuniões. Há ainda acompanhamento integral de consultores, que facultam um conjunto personalizado de ferramentas/instrumentos para validar o novo projeto.

Das sete edições anteriores, várias ideias originaram empresas que estão já no mercado com grandes possibilidades de êxito, como Fermentum - Engenharia das Fermentações, Earboxwear, Geojustiça - Soluções Geográficas de Apoio à Justiça, Padrão D’autonomia; Bnml - Behavioral & Molecular Lab, Earth Essences, Tex Online, SilicoLife - Computational Biology Solutions for the Life Sciences e Contorno Verde - Sustentabilidade.

Miguel Cerqueira, um dos cinco promotores do projeto EdibleMatrix, considerou o VII IdeaLab “fundamental”: “Adquirimos conhecimentos sem os quais não teríamos conseguido desenvolver um plano de negócios e estar agora muito perto do arranque da empresa”. Também presente, Fernando Cunha, promotor do Medix, disse que, “além do suporte técnico-científico, a iniciativa permitiu explorar novas áreas para um produto que até aí se resumia a um simples dispositivo, além de tornar a ideia de negócio mais sólida, viável e, sobretudo, adaptada às necessidades do mercado”. Para João Ferreira, do Timeless Ideas, o IdeaLab deu formação em áreas que a sua equipa não estava habilitada, como análise financeira, estratégica e de mercado, e permitiu contatar profissionais experientes e sempre disponíveis, dando segurança nos passos a tomar.

Contactos
Helena Moura – 253510763, start@tecminho.uminho.pt,
www.tecminho.uminho.pt

Fonte: uminho.pt