Oficina CEER
 25-10-2012
UMINHO RECEBE I JORNADA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS

Tráfico de seres humanos, minorias, adoção e fim de vida são alguns dos temas.

Os alunos do mestrado em Direitos Humanos da Universidade do Minho organizam esta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, a I Jornada Internacional de Direitos Humanos, sob a temática "Temas e perspetivas na contemporaneidade". O programa inclui duas dezenas de oradores e sete painéis. A iniciativa vai ter lugar no auditório nobre da Escola de Direito da UMinho, no campus de Gualtar, Braga.

Serão abordados temas como o tráfico de seres humanos, a nova onda imigratória, os refugiados, os prisioneiros de guerra, o Estado Palestiniano, os direitos na "Idade Mídia" e no espaço cibernético, a adoção de crianças, o fim de vida, a discriminação por género e por HIV, entre outros.

A abertura conta às 9h30 com intervenções do reitor da UMinho, Antonio M. Cunha, do presidente da Escola de Direito, Mário Monte, do diretor do Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos, Pedro Bacelar de Vasconcelos, da diretora do mestrado em Direitos Humanos, Sofia Oliveira, e da aluna representante da organização, Larissa Coelho. Após a sessão será lançado o livro "Violência Doméstica e Migrações - Estudo Comparado das Legislações Portuguesa, Brasileira e Espanhola Sobre Violência Doméstica em Comunidades de Imigrantes", de Olívia Maria Cardoso Gomes.

"Pretende-se levar ao conhecimento da academia e da sociedade em geral os ensinamentos do que são os Direitos Humanos, os seus âmbitos e aspetos, demonstrando que todos, individual e coletivamente, estamos envolvidos com estas questões", referem os organizadores, que vão divulgar também os seus estudos do mestrado. O evento tem apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, das editoras Quid Juris e Juruá, da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude, da Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura e da Cruz Vermelha de Braga.

Mais informações
Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UMinho – 253601856,
ciidh@direito.uminho.pt
Larissa Coelho – larissacoelho1@gmail.com