Oficina CEER
 02-11-2012
UTAD E UNIVERSIDADE DE VIGO UNEM-SE NA CRIAÇÃO DO “CAMPUS DA ÁGUA”

Os reitores das Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (Prof. Carlos Sequeira) e da Universidade de Vigo (Prof. Salustiano Mato), bem como o Presidente da Câmara Municipal de Chaves (Dr. João Baptista Martins), reuniram nesta cidade, no passado dia 23 de Outubro, para apresentação e debate das linhas orientadoras do acordo de colaboração entre as duas instituições universitárias, com vista à criação em Chaves de um “Campus da Água”. O ano de 2013 será crucial para a concretização deste projeto.

Assente na Investigação, Desenvolvimento e Inovação que as Universidades de Vigo e Trás-os-Montes vão desenvolver no Campus de Ourense e no polo de Chaves, o projeto destina-se à transferência de tecnologia ao mundo empresarial, a partir de um recurso natural valioso que muito aproxima ambas as regiões: a água. O objetivo é dotar de personalidade própria e identidade científica os dois polos universitários, através da criação de um projeto com capacidade de visibilidade exterior e criação de valor económico e social como motor de desenvolvimento territorial, tendo como base a temática da água.

Dinamizado no âmbito da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa (CRUSOE) e no contexto da macro região com o mesmo nome, o “Campus da Água” pretende ser uma “fábrica de projectos e iniciativas” e trazer as condições, em termos de massa crítica, que possibilitem os recursos financeiros da União Europeia para a “investigação, inovação e empreendedorismo”.

Em declarações à imprensa, o Reitor da UTAD considerou esta parceria como mais uma aposta na internacionalização da instituição, mas também uma forma de consolidar o polo de Chaves. “Perante o cenário atual, não poderíamos consolidar a instituição em Chaves só com a oferta educativa porque não seria viável”, lembrou o Prof. Carlos Sequeira. Fonte: Utad.pt