Oficina CEER
 23-11-2012
PROFESSORA DA UMINHO VENCE PRÉMIO A. ALMEIDA FERNANDES

Isabel Sá recebe a distinção amanhã, às 17h30, em Ponte de Lima Professora da UMinho vence Prémio A. Almeida Fernandes.

Isabel Sá, professora do Departamento de História da Universidade do Minho, recebe esta sexta-feira, dia 23, às 17h30, no auditório municipal de Ponte de Lima, o Prémio A. Almeida Fernandes 2012, pela sua obra "De princesa a rainha-velha: Leonor de Lencastre".

O livro revela uma nova face da mulher de D. João II e cruza fontes transnacionais, explicando por exemplo como a monarca ficou acamada muitos anos após uma doença grave e lidou com a morte precoce do seu único filho, mas não deixou de ser bastante poderosa e rica, ao deter o maior centro de produção e exportação de açúcar (Madeira) na Europa e ao influenciar inclusive os reis católicos e a Santa Sé para não haver um filho bastardo no trono, o que marcou a História dinástica portuguesa. A publicação faz parte da série “Rainhas de Portugal” do Círculo de Leitores, a primeira grande história das 32 rainhas consortes do país em 18 volumes inéditos, que Isabel Sá cocoordena.

O Prémio a Isabel Sá, atribuído pelos municípios de Ponte de Lima e Lamego, visa reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa e homenagear Armando de Almeida Fernandes (autor de uma notável obra histórica), desejando que sirva de estímulo e exemplo aos vindouros e promova o estudo da História.

Isabel dos Guimarães Sá nasceu em Paris, França, e doutorou-se no Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália. Trabalha sobre o período moderno e é uma investigadora de referência na história das Misericórdias em Portugal e do seu império. É professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, diretora do mestrado em História e investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, tendo já sido bolseira na John Carter Brown Library, nos EUA. Publicou cinco livros e inúmeros artigos, comunicações e capítulos em diversas obras. É cocoordenadora da série "Rainhas de Portugal", sendo da sua lavra três biografias: D. Leonor de Lencastre, Isabel e Maria de Castela e Aragão.

Fonte: www.uminho.pt