Oficina CEER
 29-11-2012
GOVERNO DIVULGA AMANHÃ PROGRAMA +E+I NA UMINHO

Secretário de Estado da Inovação, presidente do IAPMEI e responsável da Portugal Ventures entre os oradores.

O Governo apresenta esta sexta-feira, às 14h30, no salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, o Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i) e a Iniciativa +Empresas. A divulgação está a cargo do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, e do coordenador nacional do +e+i, João Fernandes, que intervêm após as boas-vindas do reitor António M. Cunha. A entrada é livre.

A partir das 15h15, o presidente do IAPMEI, Luís Filipe Costa, apresenta o Passaporte para o Empreendedorismo, e o diretor de Seed Innovation Capital na Portugal Ventures, João Pereira, aborda o Programa de Ignição - Call for Entrepreneurship. A diretora do Departamento de Transferência de Tecnologia da TecMinho, Marta Catarino, fala depois sobre o empreendedorismo e a criação de empresas na UMinho, seguindo-se o caso prático da spin-off Ambisys, pelo seu CTO Merijn Picavet.

O secretária de Estado distingue pelas 16h15 várias entidades/iniciativas que apoiam a criação de start-ups no Minho: Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico, Laboratório de Ideias de Negócio (IdeaLab), Laboratório de Empresas e Concurso de Ideias de Negócio (SpinUM), os quatro da TecMinho; Liftoff - Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da UMinho; Projeto OUSAR, da Associação Industrial do Minho; Projeto I9EIBT, do BIC Minho; Roteiro Nacional de Empreendedorismo, do Instituto Empresarial do Minho; e Minho Empreende, da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave. O encerramento dos trabalhos está previsto para as 16h30.

Esta é a primeira sessão nacional de divulgação do Programa +e+i e visa informar os públicos-alvo sobre o conjunto destas políticas e medidas, além de distinguir iniciativas da sociedade civil. O “roadshow” da secretaria de Estado tem a parceria de entidades relevantes para a implementação das políticas/instrumentos de promoção do empreendedorismo e inovação em Portugal, como o IAPMEI, IEFP, Associação Industrial Portuguesa, Confederação Empresarial de Portugal, ANJE, Federação Nacional de Business Angels, Portugal Ventures, UMinho, AIMinho, Capital Europeia da Juventude 2012, entre outros.

Fonte: uminho.pt