Oficina CEER
 05-12-2007
Projecto MULTIWEAVE permitirá inovar a área têxtil

O projecto, designado MULTIWEAVE - tear inovador de tecidos multiaxiais para aplicações técnicas, do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho, permite desenvolver um novo tipo de estrutura de tecido entrelaçado, dita Multiaxial, e o respectivo processo para a sua produção.

Espera-se que a tecnologia venha a ter um vasto potencial de aplicação, em áreas como: materiais compósitos (rígidos e flexíveis) para a indústria automóvel e aeronáutica; cascos de iates e outros barcos de porte pequeno a médio; barcos e outras estruturas insufláveis; velas para barcos; geotêxteis; coberturas especiais para aplicações de arquitectura; instrumentos de desporto; tendas; entre outras.

Este tipo de tecido poderá ser desenhado para resistir a rasgos, com textura original, facilmente moldáveis e com dimensão estável, podendo ter grande impacto em diferentes artigos, nomeadamente em vestes militares ou de protecção pessoal.

O projecto, co-financiado pela Comissão Europeia, centrou-se na investigação de uma nova estrutura multiaxial 2D capaz de proporcionar uma resistência específica segundo quatro direcções preferenciais e o desenvolvimento do respectivo processo de fabrico. Esta estrutura é obtidas pela inserção de fios entrelaçados segundo direcções de aproximadamente 45° entre a teia e a trama. O principal resultado é o protótipo Multiweave de um novo tear que está a ser utilizado para produzir diferentes tipos de Estruturas Direccionalmente Orientadas, usando vários tipos de fibras, poliéster de alta tenacidade, aramida, carbono e vidro.

Investigador responsável:
Prof. Mário Lima
Departamento de Engenharia Mecânica,
Universidade do Minho
Azurém, Guimarães
Tel: 253510226
E-mail: mlima@dem.uminho.pt