Oficina CEER
 07-12-2007
Rankings - U.Porto mais uma vez entre as melhores universidades do mundo

Está entre as melhores do mundo e é a única presença portuguesa no "2007 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities". De acordo com este ranking, promovido pelo "Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan", a Universidade do Porto ocupa o 459º lugar entre as 500 melhores universidades do mundo.

Recorrendo a dados quantitativos do Science Citation Index (SCI) e do Social Sciences Citation Index (SSCI), o projecto avaliou e classificou a performance da produção científica das universidades de acordo com três critérios:

20% é o peso atribuído à produtividade científica (os indicadores prendem-se com o número de artigos produzidos entre 1996 e 2006 - 10% -, e os outros 10% com o nº de artigos de 2006);

O impacto da investigação merece 30% (entram aqui como indicadores o número de citações entre 1996 e 2006, a média deste número e os artigos citados entre 2005 e 2006);

À excelência da investigação são atribuídos 50%. Os indicadores são: o Índice H entre 2005 e 2006 (Índice de Hirsche = h significa que existem h artigos com, no mínimo, h citações); o número de artigos muito citados entre 1997 e 2007; os artigos citados durante o ano de 2006 em revistas de elevado impacto e o número de domínios científicos em que a universidade demonstrou excelência entre 1996 e 2006.

Estas são, refere o vice-reitor António Marques, "boas notícias para a U.Porto, não apenas porque a destacam pela investigação, mas também porque o ranking é feito por uma entidade respeitável num país com boas universidades". O Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan é uma organização de Taiwan que avalia a educação superior em diversos países.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é a primeira classificada a nível mundial, sendo que, no continente europeu, o primeiro e segundo lugares vão para Inglaterra (Universidade de Cambridge e de Oxford, respectivamente). A nível europeu, a U.Porto ocupa a 195ª posição.

António Marques acrescenta que "com a divulgação deste ranking, a U.Porto vê reforçada a tendência que a confirma como parte do universo muito restrito (3%) das melhores universidades e Instituições de Ensino Superior (IES), entre as cerca de 17.000 em todo o mundo". O vice-reitor especifica que "com a excepção do Times Higher Education Supplement (THES), a U.Porto está entre as melhores universidades e IES e em todos os grandes rankings internacionais de referência como o Academic Ranking of World Universities elaborado pela Shanghai Jiao Tong University, o Ranking Ibero-americano de Instituições de Investigação, o Webometrics Ranking of World Universities e o 4ICU, nos quais se tem afirmado como a 1ª universidade portuguesa". AS/REIT