Oficina CEER
 07-04-2014
TECMINHO APRESENTA RESULTADOS DE ESTUDO NACIONAL SOBRE O “ESTADO DA ARTE” NO E-LEARNING

A TecMinho (interface da Universidade do Minho) e a Quaternaire Portugal irão apresentar os resultados finais do estudo "Panorama e-learning Portugal 360˚" em Seminário, evento a decorrer a 9 de abril, no ISCTE-IUL em Lisboa. O projeto "Panorama e-learning Portugal 360˚" estudou durante cerca de um ano e meio a governação e as práticas de e-learning em Portugal a 360˚, tendo em paralelo realizado um trabalho de benchmarking com vista ao estabelecimento de critérios de qualidade para o e-learning. Procurou-se analisar as práticas no domínio do e-learning atualmente em curso por parte das entidades formadoras e de ensino superior, criando um conjunto de contributos para a construção de um modelo de regulação no setor.

O trabalho foi promovido pela TecMinho – Interface da Universidade do Minho, em parceria com a Quaternaire Portugal e financiado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica - POAT-FSE.

Os resultados do estudo e as recomendações para governação e operadores serão divulgados no dia 9 de Abril no ISCTE-IUL. Neste Seminário, será apresentada a proposta de Carta da Qualidade para o e-learning, o primeiro documento deste tipo em Portugal, que ficará disponível para debate na comunidade e-learning. O Observatório do e-learning - Panorama e-learning Portugal, um local na web para aceder a documentação, legislação, informação e conhecimento sobre e-learning será lançado no mesmo evento.

Ao longo do projeto "Panorama e-learning Portugal 360˚" foram realizadas entrevistas a especialistas e responsáveis do sistema de educação e formação na área do e-learning em Portugal, foram realizados estudos de caso a operadores de e-learning, realizados vários focus-group com práticos e especialistas, para além de terem sido recolhidas Boas Práticas junto de entidades de formação e ensino superior, ramos das forças armadas, administração pública entre outras instituições. O estudo incluiu, ainda, a análise de benchmarking internacional sobre práticas e qualidade no setor do e-learning, e a criação de uma comunidade de prática online com mais de 450 membros.

O Seminário “Panorama e-learning Portugal 360˚” tem inscrições obrigatórias (gratuitas), mas limitadas à dimensão do anfiteatro, estando disponíveis no site da TecMinho em www.tecminho.uminho.pt.

A TecMinho, enquanto interface da Universidade do Minho, tem como missão a valorização e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e demais atores económicos e sociais, contribuindo para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das competências das organizações e das pessoas. Fundada em 1990 por iniciativa da Universidade do Minho, a TecMinho tem apoiado os investigadores na transferência efetiva dos seus resultados de investigação para o mercado, oferecendo ao mesmo tempo, enquanto ponto de acesso ao conhecimento da Universidade, soluções para as necessidades das empresas nos domínios da investigação e desenvolvimento (I&D), inovação, propriedade industrial e formação. A TecMinho é uma das mais antigas estruturas universitárias de transferência de conhecimento em Portugal.

Seminário "Panorama e-learning Portugal 360˚"
9 de abril – Lisboa @ ISCTE-IUL - Anfiteatro B204 – Edifício II

PROGRAMA:

9h30 – Receção de participantes
09h45 – O estudo “Panorama e-learning Portugal 360˚”– resultados e recomendações
10h30 – A Proposta da Carta da Qualidade e-learning – apresentação e debate
12h15 – O Observatório Panorama e-learning Portugal 13h00 – Encerramento

Informações adicionais:
Centro e-learning da TecMinho - A/c Ana Dias
e-mail: elearning@tecminho.uminho.pt
Tel: 253 510 590
www.tecminho.uminho.pt/panoramaelearning