Oficina CEER
 04-09-2014
UMINHO DESENVOLVE COOPERAÇÃO EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE

Entre os objetivos estão a promoção do ensino santomense e a mobilidade de estudantes.

António M. Cunha, reitor da Universidade do Minho estará de visita a S. Tomé e Príncipe entre 4 e 6 de setembro, com vista a estreitar relações de cooperação, com diversas entidades oficiais deste país de língua oficial portuguesa. Nesta visita, o reitor terá encontros com o Presidente da República santomense, Manuel Pinto da Costa, no Palácio do Morro da Trindade e com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, José Bandeira, para além de reuniões de trabalho com responsáveis governamentais, como o ministro da Justiça, o ministro da Educação e o ministro das Obras Públicas e Recursos Naturais.

Paralelamente haverá a oportunidade de aprofundar relações de trabalho com a nova Universidade de S. Tomé e Príncipe, num encontro com Peregino Costa, primeiro reitor desta academia. Nesta jornada, para além da mobilidade de estudantes, as conversações terão na agenda a realização de projetos de parceria, que alargarão a influência da UMinho no espaço da língua portuguesa, apoiando o desenvolvimento do ensino superior santomense.

Nesta visita, a UMinho irá ainda assinar protocolos com a Fundação Futuro, bem como com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF em S. Tomé e Príncipe. Este último acordo tem como objetivos estabilizar uma lei-quadro para a educação da pequena infância neste país, estabelecer um conjunto de normas pedagógicas e técnicas, para além de qualificar o pessoal docente.

Fonte: www.uminho.pt