Evento decorre até 20 de março no ICVS, no campus de Gualtar, em Braga.
O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, em Braga, recebe este sábado a abertura nacional da 20ª Semana Internacional do Cérebro. A iniciativa, que decorre até 20 de março, inclui palestras, sessões experimentais e atividades culturais para estudantes do 1º ao 12º ano e a população em geral.
A sessão de abertura conta às 10h com Nuno Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e diretor do curso de Medicina da UMinho, que discursará sobre as maiores descobertas das neurociências nos últimos 20 anos. Além da realização de atividades científicas relacionadas com o funcionamento do cérebro, será inaugurada uma exposição de trabalhos realizados por jovens presentes em edições anteriores. Segue-se às 12h30 uma visita guiada aos laboratórios do ICVS.
300 participantes de todas as idades visitam laboratórios.
Os laboratórios voltam a abrir para a comunidade na quarta-feira, dia 18, das 10h às 17h. Os cerca de 300 participantes inscritos provenientes dos ensinos básico, secundário e universitário e de associações seniores poderão assistir a uma palestra interativa sobre o envelhecimento do cérebro, a cargo do professor João Cerqueira, além de participar em atividades experimentais que demonstram o funcionamento na saúde e na doença deste órgão tão complexo que assegura a nossa capacidade de conhecer, decidir e interagir com o mundo.
Entretanto, até à próxima sexta-feira, os investigadores da UMinho darão palestras em 16 escolas do país, no sentido de dar a conhecer alguma da investigação desenvolvida e responder a curiosidades e dúvidas dos alunos de vários graus de ensino. Este evento insere-se no projeto mundial da associação Dana Alliance for Brain Initiatives, sendo copromovido a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica.
Fonte: www.uminho.pt