Oficina CEER

27-03-2015
UMINHO RECEBE ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA
>p align="justify">
18ª edição conta com mais de 400 participantes de todo o país.
A Universidade do Minho acolhe de 27 a 31 de março o Encontro Nacional de Estudantes de Biologia, subordinado ao tema "As 4 Estações da Vida". O programa inclui 24 workshops, 11 palestras, um debate, uma tertúlia, um speed meeting e um concurso de fotografia. Está prevista a presença de 400 participantes de todo o país.
A sessão de abertura é já este sábado, às 9h30, no anfiteatro A1 do campus de Gualtar, em Braga, com as intervenções do bastonário da Ordem dos Biólogos, José Matos, da vice-presidente da Escola de Ciências da UMinho, Sandra Paiva, do diretor do curso de Biologia Aplicada, Rui Oliveira, além de Cristina Palhares, em representação da Câmara Municipal de Braga.
Do programa, destacam-se o debate “Patologias do Século XXI” (dia 28, às 17h), que reúne os especialistas Alexandra Fraga, José Matos, Fernanda Marques e Fátima Baltazar; a tertúlia "Ciências e Humanidades: Uma união improvável" (dia 29, às 21h) com Eduardo Rêgo, voz do programa “Vida Selvagem”, da BBC, além de Cândida Lucas e Cristina Aguiar, investigadoras da UMinho; e o testemunho de Jorge Paiva, ativista conhecido pela defesa do meio ambiente (dia 31, às 10h).
Palestras sobre cancro, doenças inflamatórias crónicas e obsessões
Ao longo dos cinco dias será apresentado um conjunto diversificado de temas, tais como imagem molecular em cancro, por Tiago Rodrigues (Universidade de Cambridge, Reino Unido); obsessões, compulsões e tomada de decisão, por Pedro Morgado (Laboratório Associado ICVS/3B’s); tratamento de doenças inflamatórias crónicas, por Eugénia Nogueira (UMinho); ecossistema de inovação na biotecnologia, por Carlos Faro (fundador do Biocant Park); acoplamento neurovascular, por João Laranjinha (Universidade de Coimbra); produção de materiais inteligentes bioinspirados, por Margarida Casal (UMinho); vida animal em documentário, por Luís Pereira (apresentador do “Vida Animal”, da RTP).
Na segunda-feira, dia 30, decorrem ainda workshops de poluição aquática, fotografia e ilustração científica, imunologia, antropobiologia forense, biologia da depressão, bio-empreendedorismo, agricultura biológica, canyoning, entre outros. Esta 18ª edição é organizada pelo Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da UMinho e pela Associação Nacional de Estudantes de Biologia. Há mais informações em http://eneb.pt/2015/
Fonte: www.uminho.pt
