Oficina CEER
 09-02-2016
ALUNOS DE INFORMÁTICA DA UMINHO APRESENTAM OITO PRODUTOS DE SOFTWARE

Os alunos do mestrado em Engenharia Informática da UMinho apresentam a 10 de fevereiro os seus novos projetos a um conjunto de especialistas e empresários, no espaço GNRation, em Braga. A iniciativa tem apoio da Startup Braga e surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Projeto de Engenharia Informática, que permite aos estudantes desenvolver produtos de software, em permanente contacto com o meio empresarial e clientes finais.

Os oito projetos em apresentação são: Rentind, Physier, SEBIS, Sportgest, Guestool, SMYC, Weplim e MedQI. O evento marca o fim oficial da UC e os envolvidos esperam que este sirva de plataforma de visibilidade para os mesmos. Esperam assim que o mercado dê atenção e absorva as suas propostas de negócio, reforçando a posição de referência do mestrado de Engenharia Informática da UMinho neste domínio.

Projetos

Rentind
Serviço destinado ao mercado de aluguer de equipamentos industriais. Foi desenvolvido para fornecer aos seus utilizadores, particulares e empresas, a facilidade de promover, gerir e rentabilizar os seus equipamentos, criando desta forma um meio que facilita a divulgação e a negociação entre os utilizadores.

Physier
Ambiciona modernizar e estimular o acompanhamento extra-clínico existente entre paciente e fisioterapeuta. Desta forma, agiliza-se o processo de recuperação com o recurso às novas tecnologias, através de uma plataforma web e de uma aplicação móvel.

SEBIS
Conjunto de serviços direcionados para a promoção e gestão de eventos desportivos. Contém um conjunto de soluções para as entidades promotoras de eventos e para desportistas que participam nesses eventos. As entidades têm disponíveis ferramentas de gestão de eventos, como por exemplo gestão de inscrições, pagamentos e controlo de presenças. Os desportistas nesse mesmo portal podem consultar e inscrever-se nos eventos desportivos.

Sportgest
Aplicação Android que permite aos treinadores desportivos a gestão das informações sobre o seu plantel. Adequa-se às equipas técnicas de desportos coletivos, simplificando a preparação do próximo jogo. A base genérica adapta-se a cada equipa, permitindo a seleção dos dados mais importantes, tanto durante os treinos como durante os jogos.

Guestool
Ferramenta multi-plataforma de gestão e monitorização digital de convites e entradas em eventos. O objetivo é promover a interação entre convidados, relações públicas e estabelecimentos, automatizando a criação e validação dos convites. As entradas nos eventos são eficientes e o seu registo permite traçar novas métricas que podem conduzir a novas estratégias de marketing.

SMYC
Plataforma web desenvolvida com o intuito de auxiliar o processo de contacto entre utilizadores no sector de turismo, de forma gratuita para o utilizador. O SMYC oferece a pessoas que visitam uma localidade a possibilidade de a verem através dos olhos de um habitante local que a conhece como ninguém. Mapas das cidades, definição de interesses, possibilidade de conversa entre utilizadores são algumas funcionalidades desta plataforma.

Weplim
Aplicação web que facilita às empresas ou a simples grupos de indivíduos o processo de criação de sessões de ideação tais como Brainstorming, Brainwriting ou Six Thinking Hats.

MedQI
Plataforma de apoio a médicos de família que evita situações de risco dos utentes através do agendamento automático de consultas.

Fonte: www.uminho.pt