Oficina CEER
 29-02-2016
ALUNOS DA UMINHO SÃO EURODEPUTADOS POR UM DIA

Iniciativa “ParlamentelsiUM” conta esta sexta-feira, dia 26, com a presença do político Nuno Melo.

A delegação da Universidade do Minho da ELSA - Associação Europeia de Estudantes de Direito organiza uma Simulação do Parlamento Europeu esta sexta-feira, dia 26, das 10h30 às 17h00. A iniciativa envolve 25 alunos-eurodeputados que, em representação das famílias políticas com assento parlamentar, irão debater o tema “Proteção de Dados Pessoais”. Esta ação realiza-se no auditório nobre da Escola de Direito, no campus de Gualtar, em Braga.

Os estudantes assumirão o papel de eurodeputados, tendo como principal missão discutir e refletir acerca da temática selecionada, seguindo a linha ideológica dos grupos parlamentares - Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas, da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa, da Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, da Europa das Nações e da Liberdade; e dos partidos independentes.

No sentido de avaliar a performance e a capacidade de negociação de cada equipa, está prevista a presença de um júri composto pelo eurodeputado Nuno Melo (Partido Popular Europeu) e pelos docentes da UMinho Alessandra Silveira, Pedro Froufe e Joana de Abreu. A equipa vencedora poderá usufruir de uma viagem até ao Parlamento Europeu, na Bélgica.

O principal objetivo desta iniciativa, intitulada “ParlamentelsiUM”, é fomentar nos jovens adultos os princípios da democracia e da integração europeia, contribuindo para um maior conhecimento do processo legislativo ordinário do Parlamento Europeu, que, conjuntamente com o Conselho, intervém na discussão e sedimentação da proposta legislativa apresentada pela Comissão Europeia. “Pretende-se abrir horizontes, fazer com que se pense o direito originário e proporcionar aos alunos da UMinho um contacto mais direto com este órgão da União Europeia”, afirma Joana Peixoto, presidente da ELSA UMinho. O evento conta com a parceria do Centro de Estudos em Direito da União Europeia da academia minhota.

Fonte: www.utad.pt