Oficina CEER
 07-04-2008
O Dia da Universidade do Porto

Um concerto de jazz ao ar livre, a entrega de prémios de incentivo aos estudantes do primeiro ano, de prémios de excelência aos docentes e ainda a proclamação de, Professor Emérito, como forma de reconhecer a contribuição prestada à instituição pelos professores jubilados, são alguns dos pontos fortes do Dia da Universidade que, este ano, se assinala na próxima quarta-feira, 9 de Abril.

O Dia arranca com o tradicional cortejo dos professores doutorados da Universidade rumo ao Salão Nobre da Reitoria onde, mais tarde, quando forem três da tarde, todas as escolas irão apresentar os habituais cumprimentos ao reitor.

O novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior será um dos temas abordados por José Marques dos Santos durante a abertura da sessão solene. A investigação, o empreendedorismo e a internacionalização são outras preocupações que vão marcar o discurso do reitor da U.Porto. Já ao presidente do Conselho de Administração do Grupo Santander caberá falar de outras responsabilidades, sob um ponto de vista empresarial. Emílio Botín dará a sua perspectiva sobre qual "O papel e a responsabilidade social das empresas no apoio às universidades".

O músico e compositor António Pinho Vargas é o antigo aluno convidado, este ano, para fazer uma intervenção no Dia da Universidade, à qual se seguirá a da Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Ana Raquel Teixeira, e de Rui Gouveia, da Faculdade de Ciências, em representação dos funcionários não docentes.

De seguida, 19 estudantes vão receber o Prémio Incentivo que distingue os que completaram o plano de estudos do 1º ano com as melhores médias. Para os docentes está reservado o Prémio Excelência e-Learning U.Porto, destinado a docentes que utilizam as plataformas de e-Learning da Universidade. Vai ser entregue a Fernando Remião, docente da FFUP.

A terminar a sessão, os arquitectos Nuno Portas e Sérgio Fernandez, ambos jubilados pela FAUP, serão proclamados Professores Eméritos da Universidade. Nesse mesmo dia, mas à tarde, vai ser apresentado, por Luís Filipe Barreto, "O livro de Francisco Rodrigues. O primeiro atlas do mundo moderno", de autoria de José Manuel Garcia. É um lançamento da Editora UP e a apresentação vai decorrer na Sala do Fundo Antigo da reitoria, pelas 17h00. Uma hora depois, a Universidade oferece à cidade um concerto de jazz ao ar livre, na Praça Gomes Teixeira, com a Big Band da ESMAE.