Oficina CEER
 13-04-2016
ORNITOLOGIA EM DISCUSSÃO EM VILA REAL

erca de 250 cientistas estarão reunidos entre 23 e 25 de abril na UTAD para o IX Congresso de Ornitologia da SPEA & VI Congresso Ibérico de Ornitologia​.

Congresso_ornitologia_2016O Congresso de Ornitologia da SPEA, uma referência nacional na área da conservação da natureza e da Ornitologia, decorrerá entre 23 e 25 de abril na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real. O encontro vai reunir cerca de 250 investigadores, ornitólogos e estudantes, e pretende promover a troca de ideias e conhecimentos sobre o estudo das aves e a conservação da natureza em Portugal e Espanha. O programa provisório, já disponível, contará com oradores convidados, comunicações, workshops, saídas de campo e terá ainda espaços de entrada livre com exposições e projeção de documentários dedicados à Natureza.

Esta edição dará destaque a temas relacionados com ecologia e conservação de aves marinhas; conservação de aves em ecossistemas terrestres; aves e ecologia funcional; ecologia comportamental; monitorização e sensibilização ambiental; e economia e biodiversidade.

Este congresso é um espaço de reunião de especialistas, mas conta também com iniciativas abertas ao público não especialista. O programa incluirá o espaço CineAmbiente, onde serão projetados filmes relacionados com o trabalho de conservação de aves emblemáticas e ameaçadas em Portugal e Espanha. Paralelamente, no espaço de exposição e feira, irá decorrer um leilão silencioso (com produtos relacionados com as aves e a natureza), cujas receitas irão reverter para a campanha «Diga Não aos passarinhos na gaiola o no prato», uma campanha sem fundos até ao momento, mas que se propõe sensibilizar a opinião pública para a problemática da captura ilegal de aves em Portugal.

Destaque ainda para as atividades de observação de aves no dia 22 de abril, no Parque Natural do Alvão (dirigido aos congressistas), e no dia 24 de abril no Parque do Corgo, em Vila Real, onde também terá lugar a sessão de libertação de uma ave recuperada no dia 25 de abril, cuja participação é livre.

O congresso está ainda em processo de acreditação como formação acreditada para professores do ensino básico e secundário.

A 9ª edição do evento, também ibérico (na sua 6ª edição), é organizada pela SPEA e pela SEO/BirdLife, em parceria com o CITAB - Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas da UTAD, através do seu Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA), com o apoio da Naturlink e Loving the Planet, entre outras entidades.

Segundo Luís Costa, Diretor Executivo da SPEA, “este evento é um momento que muitos investigadores aguardam para partilhar o que de melhor se tem feito em Portugal no âmbito da ornitologia e da conservação da Natureza. É também uma oportunidade única de networking e de aprendizagem, por isso a SPEA investe muito na organização de um evento de qualidade, que acreditamos ser uma mais valia para os participantes.”

Por sua vez o Diretor do CITAB, Prof. Eduardo Rosa, afirma que “este congresso, que transcende fronteiras, assume todavia ainda mais relevância para as atividades do CITAB, consubstanciando a internacionalização da investigação não só na área da avifauna, mas também no domínio da Ecologia Funcional e serviços dos ecossistemas, com forte orientação nos agroecossistemas, onde o CITAB procura reforçar as sua competências científicas”.

Consulte o programa e inscreva-se.

Máis info em: http://www.utad.pt/vPT/Area2/noticias/Paginas/2016/noticias_marco/congresso_ornitologia.aspx