Oficina CEER
 27-07-2016
UMINHO RECEBE O MAIOR CONGRESSO MUNDIAL DE ESTRUTURAS E ARQUITETURA

Projetista de lojas Apple entre os oradores. 300 participantes de 40 países em Guimarães.

A Universidade do Minho organiza entre esta quarta e sexta-feira o 3º Congresso Internacional de Estruturas e Arquitetura (ICSA2016), considerado o maior e mais prestigiado do mundo neste âmbito. O programa junta 300 pessoas de 40 países e 200 oradores, incluindo James O’Callaghan – projetista das icónicas estruturas em vidro das lojas da Apple espalhadas pelo mundo –, que fala quinta-feira, às 10h00, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães.

O programa promete novidades científicas ao nível da criação, conceção e construção de estruturas, das aplicações arquitetónicas complexas e das tecnologias avançadas, refere Paulo Cruz, diretor do evento e professor catedrático da Escola de Arquitetura da UMinho (EAUM). A iniciativa conta com quatro conferencistas convidados, 188 comunicações, 34 sessões técnicas, sete sessões especiais, três sessões plenárias e dois simpósios.

Quatro eventos paralelos inesperados

O congresso conta ainda com várias iniciativas paralelas abertas ao público, enfatizando a visão holística da relação entre Estruturas e Arquitetura. No hall principal da EAUM, o ex-aluno Vasco Mourão estará a concluir ao vivo um desenho arquitetónico de sete metros, usando o seu habitual marcador preto e o detalhe “obsessivo”. O ilustrador colabora regularmente com publicações como “New Yorker”, “Wired” e “Washington Post”. Já na galeria da EAUM podem ser apreciados os melhores trabalhos do concurso de desenho “Estruturas Imaginárias”, que mobilizou estudantes de todo o mundo.

A pouca distância, o Instituto de Design acolhe a mostra fotográfica “Estruturas de Gelo”, com as fases da construção de quatro estruturas de gelo edificadas em Juuka (Finlândia) por estudantes e docentes das universidades Eindhoven (Holanda), Ghent (Bélgica), e Minho, entre outros parceiros. Na praça do Instituto de Design pode ainda ver-se uma arrojada estrutura recíproca de madeira, com cerca de 300 barras e mais de 500 ligações. Foi concebida e construída por alunos e docentes da EAUM com o fim de explorar novos métodos de projeto, conceitos de fabrico e ferramentas de simulação.

O site oficial do evento é www.icsa2016.com.