Oficina CEER
 28-04-2008
MIPS elege FEUP para primeira parceira na Europa

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é a primeira instituição de ensino superior da Europa a assinar um acordo de cooperação com uma das maiores empresas de design de semicondutores do mundo, a MIPS Technologies, Inc.

O protocolo é celebrado na próxima segunda-feira, 28 de Abril, às 11h30, na Sala de Actos da Faculdade, e visa, entre outros objectivos, o desenvolvimento de um conjunto de instrumentos e materiais de ensino destinados a promover o estudo da arquitectura e projecto de processadores em universidades de todo o mundo.

Com este acordo, a FEUP e a MIPS estreitam os laços existentes, dado que a Faculdade tem vindo a colaborar com a Chipidea – empresa que constitui, actualmente, o Analog Business Group da MIPS Technologies. A assinatura do protocolo eleva esta ligação a novos patamares, uma vez que os estudantes do Programa Doutoral e do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores terão acesso a uma tecnologia essencial, adquirindo competências valiosas para o desenvolvimento de novas aplicações e produtos.

Os docentes e os investigadores terão, por seu lado, contacto com know-how fundamental sobre a organização e arquitectura de uma classe importante de circuitos. Ao mesmo tempo, a parceria abre portas à cooperação com interesse directo para a MIPS, ao proporcionar uma profunda troca de conhecimentos entre os engenheiros desta entidade e os estudantes e professores da FEUP.

A FEUP pode, assim, tirar partido da tecnologia disponibilizada pela MIPS, abrindo-a a áreas em que o seu domínio é reconhecido, bem como a aplicações novas nas áreas da gestão de energia, da automação, da robótica e das comunicações. Esta parceria com a MIPS traduz-se, assim, num salto qualitativo no progresso do ensino e da investigação e na diminuição do fosso entre a indústria e o mundo académico, ao fortalecer os laços com uma empresa que está na liderança mundial de design de semicondutores.

O Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da FEUP cobre as principais áreas da moderna Engenharia Electrotécnica, com ênfase nos Sistemas de Energia, Automação, Controlo, Electrónica, Sistemas Digitais e Comunicações. O seu corpo docente de 80 Doutorados está fortemente envolvido no ensino num Mestrado Integrado (5 anos) e num Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. A investigação realizada no Departamento é enquadrada por três Institutos de Investigação: INESC Porto (Sistemas de Energia, Sistemas de Informação, Microelectrónica, Optoelectrónica, Comunicações e Multimédia), ISR (Sistemas e Robótica) e INEB (Engenharia Biomédica).

A MIPS Technologies é um dos maiores fornecedores mundiais de cores de processadores digitais e de blocos analógicos, contando com mais de 250 clientes em todo o mundo. A sua oferta está incluída numa quantidade considerável de produtos populares de electrónica de consumo, comunicação de banda larga e wireless, bem como em dispositivos de entretenimento e comunicação portáteis – Linksys, Sony, Pioneer, Motorola, Cisco, Micrioship Technology ou Hewlett-Packard são algumas das marcas nas quais a MIPS está presente com os seus produtos. A MIPS foi fundada em 1998 e tem sede na Califórnia (Estados Unidos da América).