Oficina CEER
 02-06-2008
O Departamento de Eng. Mecânica da UMinho participa na ECO-MARATONA SHELL

A edição de 2008 da Eco-Maratona Shell - que decorreu em Nogaro (França), nos passados dias 22 e 24 de Maio, com a participação de cerca de 200 equipas, 11 das quais portuguesas - contou com a presença da equipa do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, que alcançou o segundo lugar entre as equipas nacionais e ibéricas.

A participar pela terceira vez nesta prova, o carro liderado pela equipa da UMinho (BebUMlitro), fez como melhor marca 1192 km/L, tendo-se classificado em 16º lugar entre os 125 inscritos e as cerca de 100 equipas que se conseguiram classificar na classe de protótipos com motor de combustão interna. No âmbito nacional, e Ibérico, a equipa da UMinho foi apenas suplantada pela equipa de Coimbra, que tem um óptimo veículo, com desenvolvimento de quase uma década.

Apesar das condições meteorológicas bastante adversas, de alguns problemas técnicos e de um orçamento reduzido, a prestação alcançada pode ser considerada excelente, visto que a competição incluiu algumas equipas profissionais.

A prova consiste em percorrer a pista de Nogaro (mais de 3 km) por 7 vezes a uma velocidade média de cerca de 30 km/h, gastando o mínimo de combustível. No final a classificação é dada em km/litro equivalentes a gasolina (participaram veículos a hidrogénio, GPL, gasóleo, bio-combustíveis e solares).

O carro do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade do Minho, o EconomicUM, é um veículo aerodinâmico de 3 rodas com 70 cm de altura, fabricado em fibra de carbono. O motor é de 50cm3 a gasolina, desenvolvido de modo a ter o máximo de rendimento (mínimo consumo). A injecção e ignição são controladas por computador e o motor funciona segundo o ciclo Miller, um tipo de motor que foi desenvolvido no Laboratório de Motores num projecto suportado pela FCT. Partes do projecto foram realizadas por vários alunos em estágio (alguns ERASMUS) nesse Laboratório.

O projecto do veículo foi do Prof. Heitor Almeida, infelizmente falecido há uns meses, tendo a maior parte do carro sido construída por Eduardo Pereira (aluno). A electrónica do motor foi afinada por Pedro Lopes, os pilotos foram Nuno Moreira e Pedro Lopes, sendo Jorge Martins o chefe de equipa. O técnico foi Júlio Caldas.

Esta iniciativa contou com o apoio do Departamento de Engenharia Mecânica (e das oficinas), da Escola de Engenharia da UMinho, dos Serviços de Acção Social da UMinho, que facultaram o transporte, da JASIL, que produziu algumas peças, e da Câmara Municipal de Guimarães. A pintura do carro foi alusiva a GUIMARÃES 2012 CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA.

A equipa espera poder competir ainda este ano na prova de Inglaterra, no início de Julho, na pista de Rockingham.

Mais informação: Prof. Jorge Martins. Departamento de Engenharia Mecânica. Universidade do Minho. 4800-058 Guimarães. Telf: 253 510 235. e-mail: jmartins@dem.uminho.pt

http://bebUMlitro.no.sapo.pt