COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA E INTERUNIVERSITÁRIA EM DEBATE NO 2º FÓRUM ANUAL UNISF
A segunda edição do Fórum Anual Universidade sem Fronteiras (UNISF) decorreu no dia 6 de junho, em Santiago de Compostela e teve como principal foco o debate da importância da cooperação transfronteiriça e interuniversitária na Euro-região.
A sessão de abertura foi presidida pela Vice-Reitora de Titulações e Internacionalização da Universidade de Santiago de Compostela, María José López Couso, pela Vice-Reitora para a Educação e Mobilidade Académica da Universidade do Minho, Filomena Soares, e pelo Diretor da Fundação CEER (Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza-Norte de Portugal), Ángel Miramontes.
Num segundo momento do evento, que contou com as intervenções do Vice-Presidente da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), Beraldino Pinto, e do Subdiretor Geral de Ação Exterior e da Cooperação Transfronteiriça da Xunta de Galicia, Xosé Lago, reforçou-se a oportunidade desta iniciativa promover a cooperação científica, o intercâmbio e a integração de recursos entre as várias universidades envolvidas.
Num modelo de apresentação em formato online e presencial, o encontro centrou-se também na exposição da oferta educativa do projeto, que contempla dois cursos de mestrado – “Desafios das Cidades” e “Direito Transnacional da Empresa e das Tecnologias Digitais” – e dois cursos de doutoramento – “Matemática e Aplicações” e “Ciências Sociais e Envelhecimento”.
Na sessão de encerramento, a Coordenadora do Projeto UNISF, Vice-Reitora da Universidade do Minho, Filomena Soares, destacou o contributo deste projeto para melhorar a qualidade do ensino superior e para o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e interculturais transversais que fortalecem a aproximação e a cooperação entre os territórios envolvidos.
###
Nota: segue em anexo o programa do 2º Fórum Anual UNISF +FOTOGRAFIA+ logótipo da UNISF.
+INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS
Objetivos do projeto:
• Homogeneizar, no quadro das limitações legais, os procedimentos administrativos, jurídicos e académicos entre as universidades da Euro-região.
• Fomentar a interação/integração dos Serviços Académicos das universidades da Euro-região, através de ferramentas de cooperação para o desenvolvimento de Graus Conjuntos de Pós-Graduação.
• Integrar os Serviços Académicos das universidades da Euro-região, através de ferramentas de cooperação para o desenvolvimento de Ciclos de Estudos.
• Conceber novos programas de formação conjuntos, de carácter pós-graduado, experimentais, inovadores e flexíveis através da utilização das TIC, correspondendo às expectativas da Europa.
• Desenvolver mecanismos de transferência de conhecimento das universidades para o setor empresarial.
• Gerir de forma conjunta e partilhar infraestruturas universitárias e recursos humanos.
• Promover uma estratégia de marketing comum que permita aumentar a visibilidade das Universidades da Euro-região no estrangeiro.
• Fortalecer o processo de aproximação e cooperação entre os diversos agentes que atuam no território.
CONTACTOS
UNIVERSIDADE DO MINHO (Coordenação do projeto)
E-mail: unisf@universidadesemfronteiras.eu; unisf@reitoria.uminho.pt
Telefone: (+351) 253 601 120 / (+351) 253 601 586
Site: https://www.universidadesemfronteiras.eu/
---
O pasado 6 de xuño, en Santiago de Compostela, tivo lugar a segunda edición do Foro Anual Universidade sem Fronteiras (UNISF), que tivo como eixo principal o debate sobre a importancia da cooperación transfronteiriza e interuniversitaria na Eurorrexión.
A sesión inaugural estivo presidida pola vicerreitora de Titulacións e Internacionalización da Universidade de Santiago de Compostela, María José López Couso, pola vicerreitora de Educación e Mobilidade Académica da Universidade do Minho, Filomena Soares, e polo director da Fundación CEER (Centro de Estudos Euro-Rexionais Galicia-Norte de Portugal), Ángel Miramontes.
Nun segundo momento do acto, que contou coas intervencións do vicepresidente da CCDR-N (Comisión de Coordinación e Desenvolvemento Rexional do Norte), Beraldino Pinto, e do subdirector xeral de Acción Exterior e Cooperación Transfronteiriza da Xunta de Galicia, Xosé Lago, reforzouse a oportunidade desta iniciativa para promover a cooperación científica, o intercambio e a integración de recursos entre as distintas universidades implicadas.
Nun modelo de presentación en formato online e presencial, o encontro tamén centrouse en expor a oferta educativa do proxecto, que inclúe dous másteres -“Desafíos das Cidades” e “Dereito Transnacional da Empresa e Tecnoloxías Dixitais”- e dous títulos de doutoramento – “Matemáticas e Aplicacións” e “Ciencias Sociais e Envellecemento”.
Na sesión de clausura, a coordinadora do proxecto UNISF, vicerreitora da Universidade do Minho, Filomena Soares, destacou a contribución deste proxecto á mellora da calidade da educación superior e ao desenvolvemento de competencias profesionais, sociais e interculturais transversais que fortalezan o aproximación e cooperación entre os territorios implicados.
###
Nota: en anexo o programa do 2º Fórum Anual UNISF+ Fotografía+ logotipo da UNISF.
+INFORMACIÓNS UNIVERSIDADE SEN FRONTEIRAS
Obxectivos do proxecto UNISF:
• Homoxeneizar, no cadro das limitacións legais, os procedementos administrativos, xurídicos e académicos entre as universidades da Eurorrexión.
• Fomentar a interacción/integración dos Servizos Académicos das universidades da Eurorrexión, a través de ferramentas de cooperación para o desenvolvemento de Títulos Conxuntos de Posgrao.
• Integrar os Servizos Académicos das universidades da Eurorrexión, a través de ferramentas de cooperación para o desenvolvemento de Ciclos de Estudos.
• Concibir novos programas de formación conxuntos, de posgrao, experimentais, innovadores e flexíbeis a través da utilización das TIC, correspondendo ás expectativas da Europa.
• Desenvolver mecanismos de transferencia de coñecemento das universidades para o sector empresarial.
• Xestionar de forma conxunta e compartida infraestruturas universitarias e recursos humanos.
• Promover unha estratexia de marketing común que permita aumentar a visibilidade das Universidades da Eurorrexión no estranxeiro.
• Fortalecer o proceso de aproximación e cooperación entre os diversos axentes que actúan no territorio.
CONTACTOS
UNIVERSIDADE DO MINHO (Coordinación do proxecto UNISF)
E-mail: unisf@universidadesemfronteiras.eu; unisf@reitoria.uminho.pt
Telefone: (+351) 253 601 120 / (+351) 253 601 586
Site: https://www.universidadesemfronteiras.eu/