Mais de 20 países envolvidos, 200 locais reunidos à volta de uma “mesa” do tamanho do mundo e milhares de participantes "ligados" por computadores, microfones e câmaras de filmar. No próximo dia 6 de Novembro, este vai ser o cenário da X Megaconference, o maior evento de videoconferência do mundo, no qual a Universidade do Porto participa pelo terceiro ano consecutivo.
Assim, na próxima quinta-feira, o Estúdio de Videoconferência da U.Porto (edifício da Reitoria, na Praça Gomes Teixeira) vai ser um dos pontos do globo interligados por videoconferência, reunindo “reunir” especialistas e curiosos de todo o mundo para partilharem experiências sobre novas tecnologias da informação. Por isso, o estúdio estará aberto, entre as 12 e as 18 horas, a todos os que quiserem assistir – e participar com as suas questões e opiniões – nesta conferência que irá reunir, simultaneamente, povos dos cinco continentes terrestres.
Ao contário do que aconteceu nas edições anteriores, a Universidade do Porto não irá participar no evento com uma comunicação. Ainda assim, toda a comunidade académica está convidada a participar. A participação é gratuita mas a lotação da sala estará limitada a 50 pessoas.