Oficina CEER
 22-04-2009
Crease a primeira Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) em Portugal

O Grupo de Investigação em Sexologia do CINEICC (FPCEUC/UTAD) em parceria com o PsyLab da Universidade de Aveiro criou a primeira Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) em Portugal, exclusivamente dedicada à investigação experimental e psicofisiológica de diferentes aspectos da sexualidade humana.

Os estudos de natureza experimental e psicofisiológica em Sexologia são escassos em Portugal, sendo que o SexLab será o primeiro do país a conduzir de forma regular estudos desta natureza, constituindo-se deste modo como um marco no desenvolvimento da investigação em Sexologia em Portugal. Do mesmo modo, esta Unidade Laboratorial integra a rede internacional “SEXLAB”, coordenada pelo Professor Erick Janssen do Instituto Kinsey (Indiana University), que é composta por equipas de investigação que trabalham nesta área nos diversos continentes.

O Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana tem equipamento que permite avaliar diferentes aspectos psicofisiológicos associados à resposta sexual nos homens e nas mulheres. Em relação à resposta sexual genital propriamente dita o SexLab possui medidas de vasocongestão vaginal (fotopletismógrafo vaginal) que avaliam o nível de excitação fisiológica nas mulheres e medidas de tumescência peniana (indium gallium gauge) que avaliam as mudanças na circunferência peniana. Para além destas medidas genitais, o SexLab está ainda equipado com um conjunto de instrumentos psicofisiológicos avaliando respostas cardio-respiratórias (tensão arterial, frequência cardíaca e respiratória), galvânicas (condutância galvânica da pele) e de startle (eye blink). O SexLab dispõe ainda de todo um conjunto de software que permite produzir estímulos diversificados (SuperLab) e fazer a leitura de todas as medidas fisiológicas (BIOPAC).

A investigação na área da sexualidade humana permite aprofundar conhecimentos bem como ampliar as possibilidades de prevenção e intervenção ao nível de problemáticas associadas às disfunções sexuais, comportamentos de risco, compulsividade e agressão sexual, bem como ao nível da promoção da saúde e bem-estar sexual. Com este intuito, o principal objectivo do SexLab é conduzir investigação experimental e psicofisiológica em diferentes aspectos da sexualidade humana, estando neste momento a decorrer 4 projectos de investigação:

Saúde Sexual da Mulher e do Homem: Contributos para um Modelo de Compreensão Biopsicossocial;

Estudo Transcultural dos Factores Psicológicos Associados às Disfunções Sexuais;

Factores de Vulnerabilidade Psicológica para o Desenvolvimento e Manutenção das Disfunções Sexuais e Preditores de Mudança Terapêutica;

Resposta Sexual perante Falso Feedback Negativo: Preditores Psicológicos e Correlatos Neuro-fisiológicos.