Oficina CEER
 15-05-2009
VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009

O Centro de Competência da Universidade do Minho vai realizar, entre os dias 14 e 15 de Maio, a VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009, constituindo, este encontro, um desafio aos investigadores de todos os níveis de ensino, para partilhar e discutir experiências e projectos de inovação com as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Esta edição do “Challenges 2009” contará com mais de três centenas de participantes educadores, professores, especialistas e investigadores, nacionais e internacionais, de diferentes áreas da Educação e das Tecnologias de Informação e Comunicação.

O programa, cuja sessão de abertura será presidida pelo Coordenador do Plano Tecnológico da Educação, Dr. João Trocado da Mata, inclui uma conferência plenária, realizada pelo Professor Stephen Downes, do Institute for Information Technology, New Brunswick, Canada, e três painéis temáticos dedicados aos temas organizadores dos trabalhos: Ambientes Emergentes, coordenado por Fernando Ramos da Universidade de Aveiro, o Digital e o Currículo, coordenado por Fernando Costa da Universidade de Lisboa, e a Avaliação Online, coordenado por Teresa Pessoa da Universidade de Coimbra. Inclui ainda, para além das sessões de comunicações livres, uma sessão de apresentação dos posters, a realização de workhops, simpósios e a sessão final dedicada ao Festival de Conteúdos Digitais.

Do programa consta, ainda a apresentação de aproximadamente centena e meia de papers e posters que constam do livro de actas, que é entregue aos participantes. A distribuição, aproximada desses trabalhos é a seguinte: 70% são de Portugal, 25% do Brasil e 5% de outros países, Alemanha, Espanha, EUA, Colômbia e Venezuela.

A assinalar o 10.º aniversário, foi editada uma publicação, com a coordenação do Professor Jubilado da U. Minho, Doutor Cândido Varela de Freitas, intitulada Dez Anos de Desafios à Comunidade Educativa, reunindo textos com o objectivo de revisitar o percurso da Challenges - Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, organizada pelo Centro de Competência da Universidade do Minho, desde a primeira edição, em Maio de 1999.

Todos os participantes e público em geral, poderão intervir no blogue da Conferência Challenges 2009: http://challenges.nonio.uminho.pt/blogue. Pretendemos neste espaço reflectir e partilhar as várias temáticas que vão estar presentes nesta conferência, mas também esclarecer dúvidas acerca de outros assuntos (programa da conferência, alojamento, transportes, restauração, locais de interesse para visitar em Braga, etc).

As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação é o suporte e o meio para a emergência de novos olhares, formas de pensamento, processos e contextos de realização das aprendizagens sociais e escolares. O seu estudo aprofundado tem influência, nomeadamente, na elaboração das novas interfaces entre o informal e o formal, o vivido e o construído através da interacção social e da experiência dos lugares e representações do conhecimento. A disseminação e generalização da Web x+1 promovem a aproximação entre as comunidades de prática e a escola através da mediação colaborativa e partilhada nos ambientes de aprendizagem em rede.

Mais informações: http://challenges.nonio.uminho.pt