Oficina CEER
 27-07-2009
Docente da UTAD publica livro sobre Turismo Cultural

O antropólogo Xerardo Pereiro, docente do Pólo de Chaves da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador do CETRAD, acaba de publicar um manual universitário sobre turismo cultural. Xerardo Pereiro desfrutou duma bolsa do CEER. O livro (e-book gratuito em www.pasosonline.org) é resultado do esforço de mais de uma década de investigação e docência.

O livro aborda a relação entre turismo e cultura, numa perspectiva antropológica, e é o ponto de partida para uma reflexão sobre o campo do turismo cultural. Os textos nele reunidos resultaram da investigação bibliográfica e documental sobre turismo cultural iniciada em 1997, acompanhada de investigação de terreno feita na Galiza, no Norte de Portugal e em Kuna Yala (Panamá). Este caminho foi percorrido em diálogo com muitos actores sociais entre os quais são de destacar os alunos de Recreação, Lazer e Turismo do Pólo da UTAD em Chaves, os de Antropologia Aplicada e os de Trabalho Social do Pólo da UTAD em Miranda do Douro, os de Animação Sociocultural do Pólo de Chaves, os alunos do Mestrado em Turismo da UTAD e da Universidade de Vigo.

Trata-se, assim, de um conjunto de reflexões teóricas e estratégias metodológicas para trabalhar a relação entre turismo e cultura. O texto tem formato de manual escolar, o que justifica a organização e os conteúdos apresentados, pois, segundo o seu autor, inicialmente destinava-se a estudantes de turismo e património cultural. Os públicos-alvo são os estudantes de turismo, património cultural, antropologia e ciências sociais, e também os técnicos e políticos do turismo e da gestão cultural.

Na primeira parte da obra conceptualiza-se o turismo nas suas perspectivas antropológicas, na segunda parte analisa-se o encontro entre o turismo e a cultura e na terceira apresenta-se uma leitura do turismo rural e do turismo urbano como produtos do turismo cultural. Em cada tema é fornecido um conjunto de exemplos para o debate e também uma bibliografia que permitirá ao leitor aprofundar as temáticas analisadas.

Archivos asociados a esta noticia: