Oficina CEER
 31-07-2009
Experimentação Arte| Ciência e Tecnologia

O Programa Rede de Residências: Experimentação Arte, Ciência e Tecnologia tem por objectivo fomentar a criação artística através da relação entre cientistas e artistas, apoiando a integração de artistas em centros de investigação científica e tecnológica.

A parceria entre a DGArtes e a Ciência Viva neste programa deu já origem a uma primeira edição em 2007/2008, tendo tido reconhecido sucesso tanto junto aos cientistas como junto aos artistas.

Este ano contam com a novidade de abertura de Residências em Instituições científicas dedicadas ao estudo das Nanotecnologias Os Institutos 3B’s e CENIMAT, já aceitaram este desafio.

A fase de candidaturas encontra-se aberta nos meses de Agosto e Setembro. Os artistas terão a possibilidade de visitar as Entidades de Acolhimento do programa nos dias abertos nas Instituições, e conhecer de antemão os cientistas e as linhas de investigação dentro das quais poderão vir a desenvolver os seus projectos.

As propostas são avaliadas pela Direcção-Geral das Artes e pela Ciência Viva e as residências nas instituições científicas de acolhimento ocorrerão entre Novembro de 2009 e Julho de 2010, em períodos de quatro a nove meses. Além da bolsa de residência, os artistas irão contar com a presença de um tutor, com funções de acompanhamento e apoio às residências.