Oficina CEER
 07-10-2009
Os dialogos da Ciência na UPorto

O que poderá resultar da conversa entre um bispo e um cientísta? A resposta dá-se no próximo dia 8 de Outubro. Religião e Ciência é o primeiro de um ciclo de conferências, intitulado "Diálogos com a Ciência", organizado pela Reitoria da U.Porto e que se vai prolongar até 18 de Março do próximo ano. "A criação de dialogos entre vários campos do saber" é o principal objectivo apontado por Vicente Ferreira da Silva, o comissário do ciclo.

D. Manuel Clemente, o novo Bispo do Porto vai falar, claro está, de Religião e o ponto de vista da Ciência será defendido por alguém muito habituado a comunicar ciência: Carlos Fiolhais. Este professor catedrático do Departamento de Física da Universidade de Coimbra tem mais de 30 livros publicados, sendo "Física Divertida" uma espécie de "best seller" entre os livros de de divulgação científica, com cerca de 18 mil exemplares vendidos ao longo das seis edições. E quando se junta um budista, um muçulmano, um dominicano e uma filófosa? Curioso? Basta aparecer na Reitoria da U.Porto no proximo dia 11 de Março. A professora de Filosofia, Celeste Natário, vai estar à conversa com outro docente de Filosofia, mas que é também Presidente da União Budista Portuguesa, Paulo Borges, o Sheikh David Munir, líder religioso da comunidade islâmica em Portugal, e o dominicano José Augusto Morão, que é também professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. "Que seja transmitido o papel da ciência dentro da perspectiva de cada religião" foi a preocupação de Vicente Ferreira da Silva para realização destes debates. A Igreja volta a ser chamada a intervir no dia 25 de Fevereiro. O Padre Vasco Pinto Magalhães conversa com o investigador Alexandre Quintanilha sobre "Ciência e Ética".

Até lá, há outros encontros a que poderá querer assistir. O do dia 29 de Outubro, por exemplo. O actual Ministro da Defesa e um general, que já ocupou vários cargos políticos, vão debater a Simbologia da Palavra na Ciência Militar. Falamos de Nuno Severiano Teixeira e Loureiro dos Santos. O comentador de política internacional, Nuno Rogeiro, também estará presente. No dia 12 de Novembro, a Ciência serve-se entremeada com a Poesia. Convidados? As escritoras Gabriela Rocha Martins e Teresa Tudela vão estar à conversa com Fernando Esteves Pinto, poeta algarvio. O tema volta a estar em cima da mesa no dia 11 de Fevereiro. Gabriela Rocha Martins vai estar, desta vez, com Nuno Júdice (Prémio de Poesia Pablo Neruda e da Associação Portuguesa de Escritores, entre muitos outros), com a escritora Alice Macedo Campos e com o docente, investigador e escritor Vitor Oliveira Jorge.

Anibal Cavaco Silva e José Manuel Durão Barroso são os dois nomes que encerram os "Diálogos com a Ciência". O cíclo de conferências termina com um "frente-a-frente" entre o Presidente da República e o Presidente da Comissão Europeia a cruzarem Ciência com Política. Este é, assim, o último tema a ser entrelaçado com Ciência.

Até 18 de Maio, ou seja, durante cerca de meio ano, e com a ajuda de mais de três dezenas de individualidades, com a Ciência vão fundir-se muitos outros campos do conhecimento como o humanismo, o esoterismo, a cidadania, a ética e a arte. Os debates acontecem no edifício da Reitoria, sempre às nove e meia da noite, à excepção do encontro do dia 18 de Maio que irá decorrer às 11 da manhã. AS / REIT.

Archivos asociados a esta noticia: