Oficina CEER
 20-10-2009
Jovens Urbanistas em defesa do Douro Vinhateiro

Uma viagem de comboio do Porto em direcção ao Pinhão, no passado dia 14 de Outubro, marcou o início do “Young Planners Professionals”, um workshop que reuniu 24 jovens urbanistas de todo o mundo com o objectivo de criar uma proposta de sustentabilidade para a região do Douro vinhateiro. Esta iniciativa surge, assim, em forma de antecipação ao 45º Congresso internacional da ISOCARP (International Society of City and Regional Planners), que decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade da Universidade do Porto (FEUP) já a partir de hoje, tendo como tema central o debate sobre cidades de baixo teor em carbono.

Estes jovens urbanistas tiveram a oportunidade de desenvolver a sua proposta de sustentabilidade, num desafio que procurou sobretudo despoletar uma imagem promocional associada ao destaque das energias renováveis e ao cuidado com as emissões de carbono na paisagem duriense. Este trabalho vai ser hoje apresentado publicamente, em plena sessão de abertura do Congresso ISOCARP/FEUP, que decorre nas instalações da FEUP.

Esta edição do workshop internacional “Young Planners Professionals”, poderá servir de rampa de lançamento para estes jovens profissionais e investigadores que procuram encontrar soluções urbanísticas sustentáveis e de notável qualidade, numa altura em que os desafios ambientais são cada vez maiores. Com possibilidades de implantação no terreno, a proposta de sustentabilidade para a região do rio Douro - agora lançado - assume-se como um importante marco para a revitalização do património urbanístico da região do Pinhão.