Oficina CEER
 29-10-2009
Alunos da UMinho foram seleccionados para expor na FuturePlaces 2009

Instalação "Outro eu", ou "Another me", desenvolvida por dois alunos do Mestrado em Arte e Tecnologia Digital da UMinho no âmbito do laboratório EngageLAB, foi seleccionada para a FuturePlaces 2009. Este evento realiza-se no âmbito do Programa MIT/Portugal, integrando um conjunto de exposições e eventos que visam reflectir sobre o potencial e impacto dos média digitais nas culturas locais. A instalação estará patente ao público a partir do dia 15 de Outubro.

Da autoria de Diogo Figueiredo e de Nicolau Moreira, a instalação "Outro eu" permite ao utilizador contribuir e/ou ser transformado numa versão alternativa de si mesmo, explorando varias versões possíveis do indivíduo. Para este efeito, foi construído um espelho de mão, objecto místico carregado de enorme simbolismo, que desperta no utilizador/espectador a curiosidade em ver-se a si mesmo, de uma forma aparentemente inequívoca.

Após o espectador/usuário se confrontar com o seu próprio reflexo, este é surpreendido com a desconstrução desse mesmo reflexo, materializando-se na descoberta de uma nova versão de si mesmo. Dá-se a descoberta introspectiva de um novo eu, levantando ao espectador/usuário a questão: - Serei assim?...

O espelho promove a confrontação por parte do espectador/usuário (libertando-o de materialismos e preconceitos) com um eu alternativo, uma nova versão de si mesmo, que não é mais que o somatório dos nossos reflexos com os reflexos dos utilizadores que nos antecederam. O artefacto, retira velhas "carapaças" e apresenta um "outro eu", embora por vezes frágil, nu de preconceitos e exposto.

Os registos fotográficos são adquiridos por meio de uma câmara instalada no espelho accionado automaticamente assim que a posição dos olhos de utilizador é considerada como correcta pelo sistema de processamento.

As transformações são conseguidas combinando os olhos, nariz e boca, do utilizador actual, com os elementos, cabelos/penteado, orelhas, queixo, testa, ambiente circundante, etc. dos 5 utilizadores antecedentes, resultando desta forma o "outro eu"...

Por fim, o registo final é projectado em grande formato à frente do utilizador, revelando-se assim o objectivo final do artefacto.

Esta instalação esteve já patente ao público, em Julho de 2009, na 6ª Bienal de Arte Jovem de Vila Verde, na categoria de Arte Digital.

A FUTUREPLACES é um importante espaço de encontro para os interessados nos media digitais, na comunicação global, no conhecimento e criatividade, e nos modos através dos quais estes podem contribuir para o desenvolvimento cultural local. Após o sucesso da edição de 2008, em que foram expostos trabalhos e projectos de várias origens e áreas do conhecimento, o evento deste ano dedica-se às abordagens estratégicas, em seis dias de exposições, filmes, performances, concertos, palestras, festas temáticas e workshops.

Mais informações em: http://colab.ic2.utexas.edu/futureplaces/