Oficina CEER
 25-11-2009
Na UPorto o maior repositório aberto a nível nacional

O Repositório Aberto da Universidade do Porto já é o que mais publicações disponibiliza a nível nacional com texto integral de acesso livre, totalizando 10.477 publicações no passado dia 19 de Novembro. A U.Porto está agora no 1.º lugar no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). A iniciativa será apresentada na 4ª Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento, a 26 e 27 de Novembro na Universidade do Minho.

Este repositório institucional visa coleccionar, preservar e disponibilizar na Internet a produção intelectual, em texto integral de acesso livre, da comunidade académica da U.Porto. Segundo Regulamento Política de Acesso Livre (Open Access) da U.Porto, Capiítulo II, a missão é garantir o mais "(…) amplo acesso e disseminação da produção científica da Universidade do Porto, bem como a sua preservação a longo prazo." As publicações deste Repositório, embora de acesso livre, estão abrangidas pela licença pública Creative Commons.

O Repositório da Universidade do Porto inclui o Repositório Aberto e o Repositório Temático. Este disponibiliza recursos informativos produzidos em áreas ou para públicos específicos. O suporte aos utilizadores do Respositório da Universidade do Porto é assegurado pela Universidade Digital e pela Biblioteca Virtual da U.Porto, neste último caso no que se refere às questões relacionadas com direitos de autor.

Actualmente, o Repositório Aberto conta com a participação das 14 Faculdades e da Reitoria. Tento em conta o total de 21.698 publicações acessíveis e agregados no sistema de informação da U.Porto, o SIGARRA (www.up.pt), o número poderia ser ainda mais significativo não fora o embargo das editoras que impossibilita o auto-arquivo em acesso livre de muitas das publicações da comunidade académica, afirmam as autoras da comunicação, Eugénia Matos Fernandes, coordenadora da Unidade de Gestão de Informação da Universidade Digital, e Lígia Ribeiro, Pró-Reitora para a Universidade Digital da U.Porto.